Bazuca europeia vai financiar uma nova ponte sobre o rio Lima em Viana

Obras públicas
Bazuca europeia vai financiar uma nova ponte sobre o rio lima em viana

A nova travessia sobre o rio Lima em Viana do Castelo está contemplada no investimento de 22 milhões previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), onde também se incluiu o acesso rodoviário à zona industrial do Vale do Neiva para “aumentar a competitividade do concelho”, disse hoje o presidente da Câmara.

O anúncio de uma nova ponte foi feito em fevereiro de 2018, ou seja, há três anos, e se o projeto já deu alguns passos ao ser incluído no Plano Nacional de Investimentos 2030, agora parece ver a sua força reforçada com a inclusão deste novo apoio europeu que visa dotar o país com 833 milhões de euros só em infraestruturas.

Em 2018, José Maria Costa, presidente da autarquia, havia anunciado o lançamento de um estudo prévio sobre a construção de uma nova ponte, com valor estimado em cerca de 12 milhões de euros, já tendo em mente o programa 2030.

O autarca socialista adiantou então que a futura ponte poderia “ligar o nó de Nogueira da autoestrada A27, na margem direita do rio Lima, à Estrada Nacional (EN) 203, na margem esquerda”.

“A EN 203 está muito sobrecarregada, fruto do desenvolvimento e dos investimentos que o grupo Europac tem vindo a fazer na fábrica de Viana do Castelo. O tráfego de pesados é quase insustentável, com problemas de acidentes rodoviários”, afirmou o autarca.

Segundo o presidente da Câmara, esta nova ponte “permitirá aumentar a mobilidade entre as duas margens do rio e criar condições de competitividade económica às empresas que estão instaladas no concelho”.

Esta quinta-feira, em declarações à Agência Lusa, José Maria Costa disse que a nova travessia “vai permitir que a zona industrial de Deocriste, onde está situada uma grande empresa de papel, a DS Smith, que representa mais de 300 milhões de euros em exportações, reforce o seu investimento”.

“Esta empresa vai fazer um reforço no seu investimento, em cerca de 190 milhões de euros, aumentando significativamente a produção e esta nova travessia vai permitir ligar esta zona industrial ao nó da A27”, especificou.

A nova travessia “vai reforçar toda a capacidade industrial da antiga Europac, agora DS Smith, uma grande multinacional que representa 360 milhões de euros de exportações por ano”.

“Com este reforço a previsão é que aumentem cerca de 90%”, concluiu.

O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, para aceder às verbas comunitárias pós-crise da covid-19, prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, num total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Aprovado projeto e empréstimo de 2,5 milhões para nova zona industrial em viana

Aprovado projeto e empréstimo de 2,5 milhões para nova zona industrial em Viana

Próximo Artigo
"uma equipa de arbitragem de um nível muito baixo"

"Uma equipa de arbitragem de um nível muito baixo"

Artigos Relacionados