Bailarino de Braga como príncipe Quebra Nozes lotou 4 vezes os 850 lugares do Teatro de Basileia

João Pedro Freitas é uma estrela em ascensão no ballet europeu

João Pedro Freitas, bailarino de Braga, atuou por quatro vezes no Teatro de Basileia como intérprete principal da peça O Quebra-Nozes, um dos três ballet de Ilitch Tchaikovski estreado precisamente há 130 anos, em São Petesburgo, na Rússia.

Foto: DR

De acordo com a Escola de Ballet do Teatro de Basileia, na Suíça, os quatro espetáculos apresentados entre os dias 15 e 22 de dezembro, lotaram por completo, para grande gáudio da escola e dos estudantes, como João Pedro, que terminam este ano a sua experiência de quatro anos numa das principais montras culturais do ballet europeu. Cada espetáculo contou com 850 pessoas na plateia.

“Foi um orgulho enorme poder representar esta escola em Basileia, uma das melhores escolas mundiais, e queria agradecer também à minha antiga escola Ent’artes (Braga) pela formação que me deram”, considerou este domingo João Pedro, em declarações a O MINHO.

Foto: DR

Em 2019, quando era ainda integrante da escola bracarense Ent’Artes, o jovem dançarino, agora com 17 anos, foi classificado pela escola suíça como uma “estrela a nascer”, ganhando uma bolsa de estudo de três anos em Basileia.

Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR

Em junho de 2022 recebeu naquela escola o diploma de bailarino profissional, passando a poder concorrer a um lugar nas mais reputadas companhias de ballet do mundo.

Foto: DR

Em Basileia, tem realizado audições para várias companhias mundiais de países como Suíça, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, entre outros, devendo conhecer o resultado no início do próximo ano.

“Foram três anos de muito trabalho, mas os objetivos e o sonho tornaram-se realidade”, considerou, em declarações a O MINHO, antes das atuações deste Natal.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Depois de um Natal bem encharcado, foi possível ver o pôr-do-sol a partir de Braga

Próximo Artigo

Tiago é de Ponte de Lima e anda de bar em bar a mostrar património (e cerveja) em Bruxelas

Artigos Relacionados
x