Braga, Viana do Castelo e outros três distritos do norte de Portugal continental estão hoje sob aviso vermelho, o máximo, devido à persistência de valores extremamente elevadas da temperatura máxima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso para Braga, Viana do Castelo, Bragança, Porto e Vila Real vai prolongar-se até às 18:00 de terça-feira, quando será substituído por aviso laranja (no caso de Vila Real e Bragança), e amarelo nos restantes casos.
Segundo o IPMA, Braga chega hoje aos 37 graus Celsius e amanhã aos 41ºC.
Viana do Castelo, habitualmente mais fresca por ser litoral, chega hoje aos 30ºC e amanhã aos 33ºC.
No entanto, em zonas mais interiores do Alto Minho, como Monção os termómetros vão ultrapassar os 40ºC já hoje.
Além do aviso vermelho, todos os restantes distritos apresentam já aviso laranja até às 18:00 de terça-feira, com exceção do de Beja que estará a amarelo.
Faro volta a ser o único distrito do continente sem qualquer aviso.
Depois das 18:00 de terça-feira, há ainda outros avisos, entre laranja e amarelo, para todos os distritos até quinta-feira, com exceção de Beja.
Portugal continental está desde domingo e até quinta-feira em situação de alerta, devido ao elevado risco de incêndio, anunciou no sábado a ministra da Administração Interna.
O aviso vermelho é o mais elevado na escala utilizada pelo IPMA e representa uma situação meteorológica de risco extremo, enquanto o laranja, o segundo mais grave, é emitido em “situação meteorológica de risco moderado a elevado” e o amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para hoje é esperado tempo quente e céu pouco nublado ou limpo, com mais nebulosidade no barlavento algarvio, vento em geral fraco, temporariamente moderado a forte no Algarve. Está prevista uma descida da temperatura máxima no Sul.
Évora será a região mais quente, com 40º Celsius, e Faro a menos quente, com 28º.