Seguir o O MINHO

Cávado

Autarca de Esposende foi a Lisboa saber mais sobre a desagregação de freguesias

Política

em

Foto: CM Esposende

O presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, reuniu hoje, em Lisboa, com Carlos Miguel, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, no sentido de esclarecer aspetos relacionados com o processo de desagregação de freguesias, anunciou a autarquia.

A reunião foi realizada a pedido do autarca, que se fez acompanhar do vereador Guilherme Emílio e do jurista da autarquia, José Miguel Pereira, como membros da Comissão de Acompanhamento ao Processo de Desagregação de Freguesias, entidade criada para “assegurar o sucesso do processo de desagregação das freguesias do concelho”.

Citado no comunicado, Benjamim Pereira diz ter sido informado pelo secretário de Estado que as dúvidas levantadas “também são corroboradas por outros municípios, facto que levou o secretário de Estado a avançar com um pedido de esclarecimentos à Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), para tornar claras algumas questões de interpretação subjetiva”, disse, à saída da reunião.

O edil adiantou ainda que o governante interpreta que o processo eleitoral de desegragação ocorrerá em 2025, em âmbito de eleições autárquicas.

Populares