Seguir o O MINHO

Cávado

Associação Florestal do Cávado com maior número de sapadores florestais

em

Foto: DR

A Associação Florestal do Cávado é a associação com maior número de equipas de sapadores florestais em Portugal, depois de ter sido constituída uma segunda equipa para o concelho de Barcelos, notícia avançada esta terça-feira por O MINHO.

A atribuição da nova equipa para o concelho de Barcelos foi confirmada durante esta tarde de quarta-feira, pela Associação Florestal do Cávado, explicando que ao assumir mais uma equipa de sapadores florestais, neste caso destinada a atuar especificamente no concelho de Barcelos, tonou-se na associação com maior número de equipas de sapadores florestais em Portugal.

A nova equipa de sapadores florestais será constituída por uma equipa de cinco pessoas a trabalhar diariamente na floresta, com equipamentos e recursos específicos para reforçar a vigilância e o combate a incêndios.

À recentemente criada para o concelho de Braga, juntam-se equipas nos concelhos de Terras de Bouro, Amares, Esposende, duas em Vila Verde e agora também duas em Barcelos.

A criação desta nova equipa concretiza-se no âmbito da candidatura apresentada ao concurso lançado para criação a de equipas de sapadores florestais em que foi selecionada a proposta apresentada para o concelho de Barcelos.

Liderada por Carlos Cação, desde 2016, a Associação Florestal vai passar a dispor de um total de oito equipas de sapadores florestais.

Segundo o presidente da Associação Florestal do Cávado, Carlos Cação, “esta conquista é, sem dúvida, uma mais valia para a área dos municípios do Cávado, permitindo reforçar os meios de proteção e valorização da floresta e do património natural desta região”.

Carlos Cação sublinha “a estreita relação que a Associação tem mantido com os seis municípios do Cávado”, destacando ainda “a forte colaboração e o assumido empenho dos presidentes de Câmara para o sucesso da intervenção da AFC, como aconteceu neste mais recente processo da parte do líder autárquico barcelense Miguel Costa Gomes e que culminou na conquista de mais uma equipa de sapadores para o concelho de Barcelos”.

Populares