ASAE apreende 32 toneladas de carne em armazéns de Esposende, Viana e Porto

Três estabelecimentos encerrados
Foto: ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 32 toneladas de carne em armazéns localizados em Esposende, Viana do Castelo e Porto, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a ASAE adianta que os estabelecimentos industriais em causa foram encerrados.

Os diversos produtos de origem animal tinham um valor estimado de 131.000 euros.

A intervenção, conduzida pela Brigada Especializada de Indústrias da Unidade Regional do Norte – Unidade Operacional I, visou armazéns que se dedicavam à entrepostagem e distribuição frigorífica de produtos alimentares sem a devida autorização legal.

Segundo a ASAE, todos os estabelecimentos inspeccionados operavam à margem da lei, sem o Número de Controlo Veterinário (NCV), um requisito obrigatório para o exercício de atividades relacionadas com géneros alimentícios de origem animal.

A ausência do NCV constitui uma infração grave, uma vez que impede a verificação do cumprimento das normas de segurança alimentar previstas nos regulamentos europeus aplicáveis.

Durante a operação, os produtos apreendidos foram alvo de perícia por um médico veterinário oficial.

Como resultado dessa avaliação técnica, cinco toneladas dos alimentos foram consideradas impróprias para consumo e encaminhadas para destruição. O comunicado salienta que “os mesmos foram encaminhados para uma Unidade de Transformação de Subprodutos legalmente aprovada”.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados