Arcos de Valdevez aposta na observação de astros como atração turística

Astroturismo
Arcos de valdevez aposta na observação de astros como atração turística

Arcos de Valdevez vai acolher três importantes iniciativas relacionadas com astronomia e astroturismo, no âmbito de um projeto que visa certificar uma zona para observação de astros na Porta do Mezio, uma das entradas no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG).

A primeira destas iniciativas passa pela observação astronómica aberta ao público, na ponte centenária que liga os dois lados da vila. A iniciativa decorre em dois dias diferentes [19 e 27 de outubro], entre as 20:00 e as 00:00 e as 14:00 e as 00:00, respetivamente.

Do cimo da ponte que cobre o rio Vez, será possível observar o sol, lua e as estrelas, durante o dia e à noite. Haverá também uma palestra sobre astronomia assim como a apresentação oficial do Internationl Dark Sky Place.

De 25 a 28 de outubro, a Porta do Mezio, na estrada do reduto geresiano, decorre um curso de introdução à astronomia e ao astroturismo, reservado a guias e empresas de animação turística que atuam no parque do Gerês, assim como a técnicos do PNPG, guias turísticos freelancer, professores e outros agentes ligados ao turismo de natureza.

No dia 28 de outubro, no mesmo local, à entrada do parque nacional, decorre uma demonstração de astronomia e astroturismo para propietários e colaboradores de estabelecimentos de restauração e alojamento local.

De acordo com a Câmara de Arcos de Valdevez, o projeto International Dark Sky Place, que quer aproveitar ao máximo a observação de estrelas em lugares menos iluminados da região, deve arrancar ainda durante o ano de 2019, após investimento de 150 mil euros.

Esta nova zona de observação “visa promover o ecoturismo, astroturismo e a proteção de habitats noturnos, ideais para a astronomia amadora e profissional, bem como alertar para a preservação e reconhecimento dos céus escuros como um recurso valioso do território”.

A autarquia encontra-se com uma candidatura a que este novo espaço possa integrar a rede internacional de observação de “céus escuros”, estando essa candidatura à espera de aprovação.

“Com a chegada deste parque certificado, será possível aumentar e diversificar a oferta e proporcionar experiências disruptivas a todos os que participem nestas iniciativas, permitindo um contacto mais próximo com o universo e a exploração do território de uma forma inovadora e aliciante”, vinca a autarquia.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Tribunal julga 18 arguidos por tráfico de droga em bairros de braga

Tribunal julga 18 arguidos por tráfico de droga em bairros de Braga

Próximo Artigo
Autarca de caminha arguido por aprovar ajuste direto a empresa de turismo

Autarca de Caminha arguido por aprovar ajuste direto a empresa de turismo

Artigos Relacionados