Seguir o O MINHO

Braga

Apoio ao Alto Rendimento chega a 16 escolas do país, incluindo duas em Braga e Guimarães

No país, as UAARE dão suporte a 366 alunos de 39 modalidades desportivas.

em

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, visita a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) numa Escola Secundária. Foto: IPDJ / Divulgação

As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) chegam já a 16 escolas de norte a sul do país, onde servem de suporte a 366 alunos de 39 modalidades desportivas.

Braga, Porto, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal e Faro são os nove distritos onde existem escolas UAARE. Ao todo, 366 alunos contam com o apoio pedagógico destes projetos, 33% dos quais a viver fora da sua cidade de origem.

Em 2018/2019, a Câmara de Braga e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio viram aprovada a candidatura do agrupamento no lote destas escolas. Em Guimarães, a Escola Secundária Martins Sarmento, o Agrupamento de Escolas João de Meira, a Câmara de Guimarães e o Vitória Sport Clube também viram uma UAARE aprovada.

Vídeo: “A Liceu Tv [Escola Secundária Martins Sarmento, Guimarães] acompanhou o pontapé de saída de mais um processo de acompanhamento de alunos/atletas proporcionado pelo projeto UAARE – Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola”. (YouTube)

Destes atletas, 39% são considerados potenciais talentos, 32% são atletas da seleção nacional e 29% têm o estatuto de alto rendimento, sendo a maioria do ensino secundário (67,7%).

Num total de 39 modalidades, as mais praticadas são o futebol (16,3%), a natação (10,6%), o ténis (9,7%), o andebol (9,4%) e o basquetebol (8,3%). Na maioria dos casos, estes atletas fazem cinco a sete treinos semanais.

Com base nos dados preliminares relativos ao ano letivo 2018/2019, as 16 UAARE nacionais apresentam uma taxa de sucesso escolar de 92,2%, que é superior à média nacional, e uma taxa de abandono escolar abaixo da média internacional, com 2,94%.

Quanto ao desempenho desportivo, os dados mostram que, entre os 366 alunos, há oito campeões do mundo, sete campeões da Europa e 61 campeões nacionais.

As UAARE são um projeto com três anos de existência e que visa uma articulação eficaz entre a escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais.

Populares