Apelo de filha de vítima mortal em acidente gera onda de solidariedade a exigir obras na EN 101

A filha de um homem que perdeu a vida após ter sido atropelado na EN 101, na freguesia de Loureira, em Vila Verde, fez um apelo na internet e começou uma onda de solidariedade. Luísa Gomes escreveu uma mensagem pública no seguimento da morte de Francisco Gomes, seu pai, a exigir obras naquele troço e já são mais de 150 partilhas.

Outras publicações tiveram até mais partilhas. Luísa Gomes apela a uma pronta intervenção da Infraestruturas de Portugal para reforçar a segurança. E diz que não consegue respostas.

A Junta de Loureira criticou durante a semana a demora na construção de uma rotunda num cruzamento da freguesia, na EN101, que diz significar “um risco de morte” para automobilistas e peões.

“O risco de morte é evidente e reconhecido por todas as entidades com responsabilidades na matéria, nomeadamente a Infraestruturas de Portugal, mas isso não é suficiente para alterar ou corrigir a situação de insegurança rodoviária, nomeadamente no fatidicamente conhecido ‘cruzamento da Loureira’ e zona envolvente, de bermas e passadeiras degradadas”, refere a junta, num comunicado enviado à Lusa.

Contactada pela Lusa, a Infraestruturas de Portugal referiu que a construção da rotunda foi posta em concurso em finais de julho e que adjudicação da empreitada deverá ocorrer no primeiro trimestre deste ano, tendo a empreitada um prazo de execução de três meses.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Vila Verde disse que, em 2015, chegou a estar prevista a requalificação da EN101, mas a dotação financeira que estava inscrita para a obra, superior a um milhão de euros, “desapareceu” em 2016.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x