A Câmara de Braga alertou hoje “para o facto de alguém se intitular funcionário ou médico veterinário do CRO [Centro de Recolha Oficial de] Braga” andar a ligar a donos de cães perdidos solicitando o pagamento de supostas cirurgias.
Numa publicação hoje partilhada na sua página de Facebook, a autarquia bracarense refere que os burlões pedem aos “detentores de animais que se encontram perdidos que se desloquem a uma determinada morada”.
“Afirmam na chamada realizada que o animal foi encontrado e que necessita de uma intervenção cirúrgica. A seguir solicitam quantias monetárias para um IBAN afim de pagamento das supostas cirurgias”, acrescenta.
A Câmara alerta que “o CRO ou a médica veterinária municipal não efetuam qualquer contacto para esse efeito e que, caso recebam uma chamada similar, devem informar as autoridades competentes”.
“Sempre que as entidades oficiais de Braga recolhem animais da via pública (perdido ou acidentado), é verificada a existência de microchip e os serviços municipais contactam o detentor para que este se desloque ao CRO ou a Hospital Veterinário onde o animal se encontre, e nunca a outra morada aleatória”, salienta o alerta.
O CRO cobra apenas as taxas em vigor no tarifário do canil e gatil de Braga.