A região do Minho tem, este ano, 20 praias com “Qualidade de Ouro”, galardão que distingue a qualidade da água balnear, mais uma do que em 2024, anunciou hoje a Quercus.
Viana do Castelo e Esposende são os concelhos que têm mais ‘praias de ouro’ (seis cada um), seguindo-se Caminha (4), Braga (1), Fafe (1), Terras de Bouro (1) e Vieira do Minho (1).
As praias com “Qualidade de Ouro” em Viana do Castelo são: Afife, Arda, Carreço, Castelo de Neiva, Norte e Paçô
Em Esposende foram distinguidas as praias de Apúlia, Fão-Ofir, Marinhas-Cepães, Ramalha, Rio de Moinhos e Suave Mar.
Em Caminha são de ‘ouro’ as praias de Azenhas – Vilar de Mouros, Caminha, Forte do Cão e Moledo.
Por fim, os concelhos que têm uma praia distinguida: Braga (Adaúfe), Fafe (Albufeira da Queimadela), Terras de Bouro (Alqueirão) e Vieira do Minho (Albufeira do Ermal).
A nível nacional, foram 425 as praias classificadas com o selo “Qualidade de Ouro”, das quais 363 são costeiras, 48 interiores e 14 de transição.
O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas, segundo a associação ambientalista.
Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na última época balnear (2024) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.