A professora catedrática Ana Paula Marques é a nova presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho.
Ana Paula Marques, que toma hoje posse, vai substituir Paula Remoaldo no cargo e, no mandato até 2028, tem como vice-presidentes os professores João Sarmento, Rita Ribeiro e Sara Balonas.
Ana Paula Marques nasceu no concelho de Santa Maria da Feira e vive em Braga desde 1991. Doutorou-se em Sociologia pela UMinho, na qual é docente do Departamento de Sociologia e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). É secretária-geral da Fundação de Estudos da Eurorregião Galiza/Norte de Portugal, cocoordena a secção “Trabalho, Organizações e Profissões” da Associação Portuguesa de Sociologia e lidera a “IACOBUS”, a primeira revista académica que une o noroeste ibérico. Já dirigiu o Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais, a revista “Configurações”, a primeira spin-off do ICS “Laboratório MeIntegra” e uma comissão da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, entre tantos cargos. Tem dezenas de livros, capítulos e artigos sobre sociologia do trabalho, das profissões, das organizações, do ensino superior e das relações de género.
O Instituto de Ciências Sociais é uma das maiores unidades de ensino e investigação da UMinho, tendo valências nos campi de Gualtar e Azurém (Guimarães). Tem seis licenciaturas, nove mestrados e seis programas doutorais. Conta com 1.520 estudantes, 58 docentes de carreira, 14 investigadores e 22 técnicos.