Arquivo

Saiu fumo branco. Já há novo Papa

“Habemus papam”
Saiu fumo branco. Já há novo papa

Fumo branco saiu hoje da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, poucos minutos depois das 18:00 locais (17:00 em Lisboa), assinalando a eleição de um novo Papa.

Os sinos da basílica de São Pedro tocaram a repique, anunciando a escolha do novo chefe da Igreja Católica.

Um imenso clamor percorreu a multidão de vários milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, ao verem fumo branco, momento que foi acompanhado por fortes aplausos.

Os 133 cardeais eleitores chegaram a uma decisão ao fim de dois dias de conclave.

Em seguida, o cardeal proto-diácono, o francês Dominique Mamberti, virá à varanda para anunciar a eleição com as conhecidas palavras em latim: “Nuntio vobis gaudium magnum: Habemus papam” (“Anuncio com grande alegria: temos Papa”).

Depois, dirá em latim o nome do cardeal eleito, assim como o nome pelo qual passará a ser conhecido como Papa.

O novo Papa aparece então perante os crentes na Praça São Pedro para se apresentar ao mundo.

https://twitter.com/el_pais/status/1920511608318513171

Antes, o novo Papa, cujo nome será conhecido em breve, desloca-se da Capela Sistina para a chamada Sala das Lágrimas para se vestir, no âmbito do ritual da eleição, anunciada às 18:08 locais (17:08 em Lisboa) pelo fumo branco.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Navio-escola sagres atraca em viana do castelo na sexta-feira

Navio-Escola Sagres atraca em Viana do Castelo na sexta-feira

Próximo Artigo
Em barcelos, rui tavares acusa a direita de “cantar de galo” antes das eleições

Em Barcelos, Rui Tavares acusa a direita de “cantar de galo” antes das eleições

Artigos Relacionados