Amares denuncia falta de limpeza das bermas que coloca peregrinos “em perigo”

Infraestruturas de Portugal reconhece atraso
Amares denuncia falta de limpeza das bermas que coloca peregrinos “em perigo”

Os autarcas de Amaresdenunciaram hoje a falta de limpeza das bermas da estrada nacional que atravessa o concelho, “colocando em perigo” os peregrinos que são obrigados a circular pelo meio da via.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Amares conta que o “estado miserável” das bermas da Estrada Nacional (EN) 205 e da EN 205/3, que “têm ervas com um metro”, revolta o município e os presidentes da junta, acusando a Infraestruturas de Portugal (IP) de não cumprir a promessa que fez de proceder à limpeza das bermas durante o mês de julho.

Segundo Manuel Moreira, as estradas são atravessadas, diariamente, “por centenas e centenas de peregrinos” que se dirigem para os santuários de São Bento da Porta Aberta, no concelho vizinho de Terras de Bouro, e de Nossa Senhora da Abadia, situado na freguesia de Santa Maria de Bouro, em Amares, e que têm de circular pelo meio das vias.

“Felizmente, até agora não houve nenhum acidente. Se houver, quero saber de quem é a responsabilidade”, avisa Manuel Moreira, eleito pela coligação PSD/CDS-PP.

Amares denuncia falta de limpeza das bermas que coloca peregrinos “em perigo”
Conferência de imprensa. Foto: Divulgação / CM Amares

“As estradas não são limpas desde março ou abril deste ano. Esta é uma zona de muita emigração, de turismo, sobretudo de alojamento local, mas, mais grave, é que aquelas vias são atravessadas, nos meses de julho e de agosto, por centenas e centenas de peregrinos a caminho de São Bento e da Senhora da Abadia. As pessoas são abrigadas a caminhar nas estradas. É um perigo para quem ali caminha de dia e de noite”, alerta o autarca.

Manuel Moreira acusa a IP de “faltar ao respeito” à população do concelho, sublinhando que “70 a 80%” dos munícipes vivem junto à estrada nacional.

“Em 17 de junho, a Assembleia Municipal tomou posição sobre este assunto e eu intervim junto da IP no sentido de esta proceder à limpeza das bermas. Recebi da parte da IP a resposta de que os trabalhos de limpeza seriam realizados em julho, mas já estamos em agosto e está tudo na mesma”, lamenta o presidente da Câmara Municipal de Amares.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da IP reconhece que “houve um atraso” em relação à previsão para a realização dos trabalhos de limpeza das bermas, acrescentando que, “no início da próxima semana”, dará início à limpeza das bermas da EN 205 e da EN 205/3.

O estado das bermas da EN 205 e da EN 205/3 levou a que a Câmara Municipal de Amares e as Juntas de Freguesia do concelho realizassem hoje uma conferência de imprensa para denunciar a situação.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Presidente do vitória diz que não há propostas “em concreto” por andré almeida

Presidente do Vitória diz que não há propostas “em concreto” por André Almeida

Próximo Artigo
Marcelo assinala que guterres promove "novas pontes de diálogo"

Marcelo assinala que Guterres promove "novas pontes de diálogo"

Artigos Relacionados