Só há 666 garrafas deste Alvarinho (já tem clientes à espera há mais de um ano)

Vindima só é feita em dezembro e uvas ficam mais doces com a “podridão nobre”
Só há 666 garrafas deste alvarinho (já tem clientes à espera há mais de um ano)

A Quintas de Melgaço tem 250 litros de Alvarinho de colheita tardia, engarrafado em 666 garrafas de 37,5 centilitros, e mais de metade da produção já está reservada. Há quem esteja “há mais de um ano” em lista de espera por esta garrafa que custará 49,50 euros, anunciou hoje a Quintas de Melgaço.

Trata-se de um vinho “tranquilo” e “elaborado, com todo o cuidado, a partir de uvas exclusivamente da casta Alvarinho, colhidas tardiamente”. O Quintas de Melgaço Alvarinho Vindima Tardia apresenta uma “podridão nobre e uma desidratação que lhe confere níveis de açúcar mais elevados”.

A marca refere que a colheita destas “preciosas” uvas Alvarinho, preservadas pelo frio típico da sub-região até ao início de dezembro, é efetuada de forma cuidadosa e manual, e o seu estágio é realizado em cubas de inox com temperatura controlada e removimento regular das borras, durante 6 a 9 meses.

Após a fermentação, parte do vinho estagia em barricas velhas de carvalho francês, durante o mesmo período.

O vinho deve ser servido “bem frio”, a uma temperatura entre 6ºc e 8ºc, como aperitivo ou no acompanhamento de foie gras, patês e queijos.

“É um vinho doce de cor dourada, tem um aroma e paladar a frutos maduros, mel e amêndoas, com um final de boca complexo e persistente”, refere a quinta.

Citado em comunicado, o administrador da empresa diz que este vinho é um “ex-libiris” da quinta e um “sucesso no mercado”.

“Vendido em quantidades muito reduzidas tem uma enorme procura, não só pela sua exclusividade, mas também pela qualidade que apresenta sempre, colheita após colheita. Temos uma listagem de interessados, há mais de um ano, que esperam, tranquilamente, pelo lançamento deste produto singular que resulta de um processo de fabricação manual bastante trabalhoso. É, efetivamente, um produto especial muito apreciado no setor”, diz o administrador responsável por pela Quintas de Melgaço, pioneira nas colheitas tardias na sub-região.

O preço recomendado é de 49,50 euros e arranca, no início de dezembro, a comercialização das cerca de 250 garrafas que a Quintas de Melgaço ainda tem disponíveis para venda.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sporting renova com treinador rúben amorim até 2026

Sporting renova com treinador Rúben Amorim até 2026

Próximo Artigo
Nato compromete-se a prosseguir ajuda generalizada à ucrânia

NATO compromete-se a prosseguir ajuda generalizada à Ucrânia

Artigos Relacionados