“25-04-74 – um Design para a Liberdade” é o nome da exposição que os alunos finalistas da licenciatura em Design do Produto do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) têm patente na sede da Associação 25 de Abril em Lisboa.
“Com este projeto espera-se transferir conhecimento para a sociedade através da criação de conexões entre a cultura do design da Academia e o saber fazer das atividades produtivas locais. A interpretação da memória do país por jovens designers pode contribuir para a sensibilização e a formação de uma nova geração de cidadãos, num momento em que se celebram os 45 anos da Revolução dos Cravos” revelou a coordenação do curso, em comunicado.
Este ano, o curso assumiu a responsabilidade social e cultural de se relacionar com a história recente do país proporcionando “um projeto académico e de investigação aplicada veiculador da mensagem do 25 de abril de 1974”.
O projeto, intitulado “25-04-74 – um Design para a Liberdade”, enquadra-se no programa das atividades comemorativas do 45º Aniversário do 25 de Abril e foi desenvolvido com os alunos do 3º ano do curso, em parceria com a Associação 25 de Abril, entidades produtivas da região do Minho e com o apoio institucional do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.
Os trabalhos expostos foram orientados pelos docentes do IPVC Liliana Soares, Ermano Aparo, Jorge Teixeira e Rosa Venâncio.