A equipa “Inv1ctus F1 Team“, constituída por alunos da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Famalicão, está a construir um protótipo de Fórmula 1 com recurso a tecnologia de ponta, auxiliada por duas Startups sediadas em Braga, a Sketchpixel e os Creative Lemons.
O projecto destina-se à participação no concurso mundial “F1 In Schools”, que desafia os jovens a desenhar, construir e correr com o carro de Fórmula 1 do futuro impulsionado com botijas de ar comprimido. A final do evento decorrerá em Singapura, entre os dias 13 e 16 de Setembro, coincidindo com a data da realização do Grande Prémio de F1 nesse país. Nesta iniciativa, estão envolvidos cerca de 40 países e mais de um milhão de alunos de 20 mil escolas.
As duas empresas disponibilizaram-se, sem qualquer contrapartida, a ceder o seu know-how, tecnologia e funcionários para apoiar o projecto, fazendo assim uma ligação à escola com cedência de recursos que de outra forma os jovens não teriam acesso. O apoio será efectivado através da concepção de avançados modelos virtuais do protótipo, integrados numa pirâmide holográfica, bem como de toda a imagem e grafismo associado à equipa.
Segundo António Paiva, professor acompanhante do projecto, esta ligação ao mundo empresarial constitui uma excelente forma de os alunos aprenderem pela prática e com autonomia, conhecerem a realidade do mercado de trabalho e abrirem portas para o seu futuro profissional.
“Os jovens têm possibilidade de ganhar experiência relevante em áreas como a modelação 3D, marketing, inglês, engenharia, física, design ou aerodinâmica, entre outras. O auxílio das empresas permite ao projecto subir a um patamar superior de qualidade e é de louvar esta cooperação com os alunos, que têm tudo a ganhar com a partilha de conhecimentos”, refere, garantindo que os alunos estão “empolgados e mais entusiasmados do que nunca” na construção do protótipo.
Como sublinhou Miguel Abreu, CEO da Sketchpixel, o repto lançado pela equipa “Inv1ctus F1 Team” foi prontamente aceite pela empresa.
“Sabemos a importância que tem para os mais novos esta aproximação às tecnologias de ponta, até como forma de os motivar para, no futuro, se lançarem no seu próprio negócio ou desenvolverem aptidões que lhes permitam integrar empresas de renome que actuam nestas áreas”, afirmou, adiantando ainda que “este é o projecto ideal para os alunos terem contacto com o que de mais inovador se faz nas vertentes abordadas”.
Já Daniel Martins, CEO dos Creative Lemons, enalteceu o espírito de iniciativa dos jovens e o seu empenho no desenvolvimento do projecto.
“Temos todo o prazer e orgulho em associar-nos a esta ideia, que reúne condições para ser um sucesso. Ver estes jovens em Singapura, junto dos pilotos do circuito de Fórmula 1, seria também para nós uma enorme vitória”, disse.