O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.
Em comunicado, a autarquia explica que, na sessão, o vereador deu as boas-vindas aos estudantes integrados neste projeto e apresentou a cidade de Viana do Castelo, assumindo “as belezas naturais, o património e o clima como fatores que contribuem para uma boa qualidade de vida no concelho”.
No âmbito do projeto Erasmus +, foi indicado que o Município tem dinamizado projetos no Centro de Monitorização e Interpretação (CMIA) e no Geoparque, de modo a “estimular o interesse e o conhecimento pela paisagem e pelo ambiente”.
O Erasmus+ apoia atividades de formação no estrangeiro para profissionais do ensino pré-escolar, básico e secundário. Estas atividades podem passar por cursos estruturados ou outros eventos ou por períodos de acompanhamento no posto de trabalho/observação em escolas ou outras organizações relevantes.
O Agrupamento de Escolas de Arga e Lima está, assim, envolvido no projeto Erasmus+ “Protect our future, please!”, que tem por base a premissa de que o Património Cultural é a “soma dos valores materiais e espirituais que nos restam do passado e que estes incluem literatura, arte, monumentos, histórias, danças,
gastronomia, festas populares, o ambiente e a natureza”.
O projeto indica que, devido às mudanças climáticas e ambientais, os valores culturais “não estão adequadamente protegidos e estão a diminuir”, pelo que um dos objetivos educacionais da União Europeia é “sensibilizar as pessoas com uma consciência comum do património cultural”.
O reforço da identidade europeia e da juventude, que é um dos objetivos do Erasmus+ 2021-27, enquadra-se com a temática do projeto do agrupamento vianense.
“Protect our future, please!” tem como objetivos principais “reconhecer a diversidade do património cultural tangível e intangível da União Europeia e melhorar o conhecimento do nosso património cultural; desenvolver a consciência e as práticas de proteção do ambiente e da natureza, atuando em conformidade com a estratégia europeia de uma “Europa Verde”; desenvolver o Inglês como língua estrangeira e aprender novas línguas; acompanhar os desenvolvimentos digitais, utilizar, contribuir e estabelecer colaborações internacionais; criar um arquivo de cultura digital e partilhá-lo em locais relevantes; ter estudantes, professores e escolas com uma identidade europeia desenvolvida”.