Seguir o O MINHO

Alto Minho

Aluna do Politécnico de Viana cria aplicação móvel para correta utilização do hífen

em

Daniela Rodrigues, aluna do Curso de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC], desenvolveu, como projeto de final de curso, a aplicação móvel para Android “Ficas-te ou Ficaste?”, já disponível na Play Store, que consiste num jogo educativo para a língua portuguesa focado na correta utilização do hífen.

Em comunicado, o IPVC referiu que a ideia para este projeto partiu do “conhecimento geral da dificuldade de algumas pessoas para usarem corretamente a língua portuguesa“.

Jorge Ribeiro, coordenador do Curso de Engenharia Informática, realçou a importância da realização deste tipo de projetos.

“Esta vertente prática é uma forma de fomentar a consciência cívica e social dos alunos que não só percebem a influência que a tecnologia pode ter na comunidade, como imediatamente podem constatar os resultados diretos das suas ações tanto na comunidade civil como na vertente de responsabilidade social”, explicou, acrescentando que o projeto ACAPO (aplicação informática para auxiliar os invisuais), o projeto Methamorphys/Casulo Sem Abrigo (aplicação informática para auxiliar a gestão dos utentes) e o apoio formativo aos jovens da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo e a turmas com necessidades especiais são exemplos disso.

“Com o sucesso destes projetos abre-se o mote para alunos de outros cursos, como dos CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais – e de outras licenciaturas participarem conjuntamente na realização de novas ações e aplicações informáticas de mais valia para a comunidade civil“, adiantou ainda Jorge Ribeiro.

Por seu lado, Sara Paiva, docente orientadora do projeto, que contou igualmente com a orientação linguística da docente Maria José Azevedo, acrescentou que “a motivação para projetos que envolvam aplicações móveis é crescente por parte dos alunos e, mais ainda, quando lhes são propostos projetos com utilidade prática como este”.

A aplicação “Ficas-te ou Ficaste?”, que já foi divulgada à Associação de Professores de Português e a várias Escolas Secundárias do distrito de Viana do Castelo, terá em breve continuidade para iPhone, podendo igualmente ser desenvolvida por alunos do CTeSP de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Viana do Castelo. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares