Alan Osório da Costa Silva, natural do Rio de Janeiro (Brasil), foi eleito pelos associados do SC Braga como um dos melhores extremos de sempre do clube, foi hoje anunciado.
A iniciativa decorre da comemoração do ano de centenário dos ‘arsenalistas’ e consiste em eleger “o melhor onze e o melhor treinador da sua história”, segundo uma nota publicada no portal oficial.
Alan começou a carreira sénior pelo Ipatinga, no campeonato brasileiro, em 2000. Um ano depois rumou a Portugal, assinado com o Marítimo. Após três temporadas de bom nível, foi contratado pelo FC Porto em 2005. Nos ‘dragões’, foi titular na primeira época, mas jogou pouco na segunda. Na terceira, foi emprestado ao Vitória SC, que não acionou a opção de compra.
Foi contratado pelo SC Braga em 2008. Foi titular indiscutível ao longo de nove temporadas, até terminar a carreira em 2017. É, desde então, diretor de relações internacionais do clube.
No currículo conta com uma Taça Intertoto, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga, conquistadas ao serviço dos ‘gverreiros’ do Minho. Tem ainda dois campeonatos e uma Supertaça ao serviço do FC Porto.
O escrutínio para o “XI do Centenário”, como é agora apelidada a iniciativa, foi levado a cabo por via digital, através da aplicação oficial do clube, e através de boletim físico de voto, disponível aos sócios nas lojas oficiais.
A votação decorreu de 11 de janeiro a 28 de fevereiro e os vencedores são anunciados durante este mês de março.
Antes de Vandinho, também Quim, Marcelo Goiano, Moisés, Artur Jorge, Sequeira, Vandinho, Mossoró e Hugo Viana já foram anunciados como o guarda-redes, lateral direito, centrais, lateral esquerdo e médios favoritos dos sócios.