Adeptos do Celta de Vigo, da primeira liga espanhola de futebol, querem o clube a disputar a Liga portuguesa, na sequência de uma arbitragem no jogo Celta-Sevilha, com recurso ao VAR, que consideram “escandalosa”.
Segundo o inquérito do jornal local Nós Diário, onde a pergunta versava sobre o apoio do Celta caso este disputasse a liga portuguesa em vez da espanhola, cerca de 90% dos adeptos galegos vêem o futuro do Celta em Portugal.
A ideia já tinha sido exposta anteriormente numa conta do X (ex-Twitter), onde era defendida a passagem do Celta para a liga lusitana, porque “há melhores árbitros”, “proximidade geográfica” e “possibilidade de lutar pela Champions”.
O facto de existir uma relação mais próxima com o Minho em vez da restante Espanha também é apontada pela conta de X, de nome “Celtalexx”.
Com 100 anos de história cumpridos em agosto deste ano, o Real Clube Celta de Vigo foi fundado em Vigo, na Galiza, Espanha, e atualmente disputa a primeira divisão espanhola de futebol, encontrando-se no 18.º posto (em 20 possíveis). O estádio é o Balaídos e tem capacidade para 29 mil adeptos.