Abre em março o observatório de estrelas da Peneda-Gerês (com festival de astronomia)

Stellar Park na Porta do Mezio
Abre em março o observatório de estrelas da peneda-gerês (com festival de astronomia)

O Parque de Observação de Estrelas da Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez, abre portas em meados de março, com a realização de um festival dedicado inteiramente à Astronomia, foi hoje anunciado.

O novo “Starlight Stellar Park”, a cargo da Fundação Starlight, apresenta “excelente qualidade do céu” e representa “um exemplo de proteção e conservação”, em “cenários que incorporam a observação do céu como parte do seu património natural, paisagístico, cultural ou científico e, por sua vez, promovem o astroturismo”.

De acordo com a Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL), entidade gestora da Porta do Mezio (uma das cinco entradas do Parque Nacional da Peneda Gerês), este é o primeiro parque certificado com esta classificação no território português.

Entre 18 e 20 de março decorre a apresentação do parque, integrado no programa do Festival de Astronomia. O evento tem início na noite de 18, com um jantar no restaurante da Porta de Mezio, pelas 19:30, seguindo-se a apresentação da certificação do “Stellar Park”. Pelas 21:30, há caminhada com as estrelas no PNPG.

Os Starlight Stellar Park são infraestruturas permanentes instaladas em locais de céu limpo e escuro e que permitem o desenvolvimento de atividades de divulgação e educação ligadas à contemplação e observação astronómica.

A Fundación Starlight é uma entidade cujo principal objetivo é a divulgação da astronomia e a promoção, coordenação e gestão do movimento Starlight. Este movimento é uma ação integrada com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e conta com o apoio da União Astronómica Internacional (IAU) e da Organização Mundial do Turismo (UNWTO).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Chega espera “pacote de apoio económico” para setores mais afetados por restrições

Chega espera “pacote de apoio económico” para setores mais afetados por restrições

Próximo Artigo
"macaco" proibido de entrar em estádios após incidentes que passaram por guimarães

"Macaco" proibido de entrar em estádios após incidentes que passaram por Guimarães

Artigos Relacionados