Abertas inscrições para Prémio Sophia Estudante 2018 da Academia Portuguesa de Cinema

Filme produzido por estudante de cinema de Ponte de Lima venceu a edição de 2017.

A Academia Portuguesa de Cinema anunciou esta quarta-feira a abertura das inscrições para o Prémio Sophia Estudante 2018, que terá os três primeiros classificados anunciados a 13 de dezembro, numa cerimónia a realizar no Teatro Municipal Rivoli, no Porto.

Filme produzido por estudante de cinema de Ponte de Lima vence “Prémio Sophia Estudante”

Trata-se da quinta edição do Prémio Sophia Estudante, iniciativa que visa promover a realização de curtas-metragens junto de estudantes do ensino superior universitário e técnico, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

As candidaturas decorrem até 02 de novembro, podendo os estudantes inscrever-se através do sítio www.academiadecinema.pt/sophia-estudante/8252-2/, enviando duas obras, com a duração máxima de 20 minutos.

O prémio abrange as categorias de Ficção, Documentário, Animação e Experimental.

Este ano, pela primeira vez, será também entregue o Prémio Sophia Estudante para Melhor Cartaz.

No dia 02 de novembro, serão revelados os nomeados e, a 13 de dezembro, serão conhecidos os três primeiros classificados para cada uma das categorias identificadas, que receberão um certificado. O primeiro lugar de cada categoria receberá também um troféu Sophia Estudante.

Todos os premiados de dia 13 de dezembro ficam ainda apurados para a primeira triagem do Júri dos Prémios Sophia e quatro deles serão escolhidos como nomeados na Cerimónia dos Prémios Sophia, a acontecer em março de 2019.

A curta-metragem vencedora do primeiro lugar é premiada com cinco mil euros pela NOS, com material de iluminação pela Cinemate e com material de imagem pela PLANAR, para a produção de uma nova ‘curta’.

A quinta edição dos Sophia Estudante contará com duas ‘masterclasses’ subordinadas ao tema “O Som no Cinema”.

A primeira será dada por Nelson Ferreira, o editor de som lusodescendente nomeado para os Óscares de 2018, na categoria de Melhor Edição de Som, pelo filme “A Forma da Água”.

A segunda ‘masterclasse’ ficará a cargo de Tom Fleishman, misturador de som (re-recording mixer) nova-iorquino, cinco vezes nomeado para os Óscares, e vencedor da edição de 2012, na categoria de Melhor Edição de Som, pelo filme “A Invenção de Hugo”, de Martin Scorsese.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x