À descoberta de Monção pelo “Caminho dos Mortos”

Caminhada

Monção promove uma caminhada pelo Trilho Caminho dos Mortos, no sábado, no âmbito da iniciativa “Descobrir Monção a Caminhar”. O percurso de 13 quilómetros inicia na freguesia de Merufe, anunciou hoje a autarquia.

O trilho chama-se “Caminho dos Mortos” porque, “antes da construção das novas vias rodoviárias”, os funerais, “desde os lugares mais montanhosos até à paroquial”, faziam-se por este caminho. “Os finados eram transportados em carros de bois, demorando horas até chegar ao destino final”, explicou a organização em comunicado.

A caminhada apresenta um nível de dificuldade médio e a organização, a cargo da Câmara, oferece abastecimento com água, fruta e barra energética. As inscrições estão abertas até quinta-feira.

A concentração está marcada para 08:30, no parque de merendas do Senhor dos Passos, em Merufe. A caminhada tem início às 09:00 e um custo de três euros.

As receitas revertem a favor da Cruz Vermelha Portuguesa/Comité Internacional da Cruz Vermelha, através do Programa Alto Minho Solidário – Missão Ucrânia.

Em comunicado, a autarquia explica que o projeto “Descobrir Monção a Caminhar” tem o “objetivo de promover e valorizar a prática desportiva”, mas também dar a “conhecer a singularidade patrimonial e ambiental” de Monção, “familiarizando os participantes com as nossas tradições e hábitos ancestrais”.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados