A Câmara da Maia e a Infraestruturas de Portugal (IP) vão assinar na terça-feira um Acordo de Gestão com a finalidade de estudar soluções para mitigar os impactos da Estrada Nacional 14 (EN 14) no centro urbano da cidade.
Segundo comunicado hoje enviado por aquela autarquia do distrito do Porto, o protocolo a ser assinado irá estabelecer os termos da colaboração do município com a IP para que sejam estudadas soluções que promovam maior fluidez de tráfego e integração urbana no troço da EN 14 entre os quilómetros 5,9 e 7,4.
O acordo visa também o desenvolvimento do projeto de execução por iniciativa do município e a avaliação técnica e eventual implementação das medidas por parte da IP, condicionada à sua inclusão em planos de investimento ou programas do Governo.
“A EN14 é uma via estruturante que liga Porto a Braga, atravessando a cidade da Maia e servindo a Zona Industrial Maia I e a A41. O acordo agora celebrado representa um passo decisivo para a reposição da continuidade urbana da Maia”, destaca a câmara.
A cerimónia de assinatura está marcada para terça-feira pelas 16:00 e tem as presenças previstas do ministro das Infraestruturas e Habitação, do presidente do Conselho de Administração da IP e do presidente da Câmara da Maia.