Empresa de Barcelos ajuda a construir o maior ‘data center’ da Noruega (que só trabalha para o TikTok)

Mecwide
‘Data center’ da CTS Nordis na Noruega. Foto: DR

A Mecwide, empresa sediada em Vila Seca, Barcelos, é “parceira estratégica” da CTS Nordis, do CTS Group, que tem o maior ‘data center’ da Noruega e que trabalha apenas para a redes social chinesa TikTok.

“A CTS Nordics, parte do CTS Group, concluiu recentemente o desenho e construção de um complexo de ‘data centers’ para a Green Mountain, destinado exclusivamente ao TikTok. Este complexo de ‘data centers’, que teve a portuguesa Mecwide com um dos parceiros estratégicos, está localizado em Hamar, na Noruega, e é o maior do país. A instalação é ainda o maior ‘data center’ da Europa a funcionar com energias renováveis”, refere o CTS Group em comunicado enviado a O MINHO.

Com uma área de construção de 18 mil metros quadrados, repartida por três edifícios de com instalação de 30MW em cada edifício, o projeto OSL-Hamar é apontado como “um exemplo de abordagem sustentável e inovadora, demonstrando a capacidade da CTS em design e operação e de trabalhar com parceiros de elevado valor acrescentado”.

“Projetado segundo os padrões Tier III, com um PUE de 1,2, possui um sistema de resfriamento N+1 redundante com loops de água refrigerada e sistema de contenção de corredor quente. A infraestrutura beneficia ainda de duas fontes de rede independentes e de sistemas de acesso biométrico, ‘man traps’ e vigilância por vídeo inteligente”, pode ler-se no comunicado.

Recorde-se que, como O MINHO noticiou em junho do ano passado, a Mecwide, fundada pelo empresário vianense Carlos Palhares, inaugurou em Vila Nova de Cerveira a fábrica da DC Piping dedicada ao pré-fabrico de tubagens para a construção de ‘data centers’.

Na ocasião, o grupo barcelense explicava que a DC Piping, constituída em parceria com a Victaulic e a CTS Nordics, tinha como objetivo “acelerar a produção de componentes de alta qualidade e eficiência necessários à construção de ‘data centers’”.

De acordo com a mesma fonte, o primeiro envio aconteceu no final de maio de 2024, precisamente para a Noruega.

Mais 500 empregos em Portugal

Agora, o CTS Group, uma das maiores empresas de desenho e construção de ‘data centers’ na Europa e nos países nórdicos, anunciou que “está investir na sua expansão em Portugal”.

No comunicado, o grupo explica que estabeleceu parcerias estratégicas com empresas nacionais e que atingiu um volume de negócios de cerca de 900 milhões de euros em 2024, “beneficiando em parte do sucesso das suas operações em Portugal, onde já emprega mais de 500 colaboradores”.

A CTS Europe, parte do Grupo CTS, tem investido no desenvolvimento de parcerias com empresas portuguesas nas áreas de arquitetura, engenharia, eletricidade, construção mecânica e software, trabalhando em conjunto em projetos nos países nórdico e também em Portugal.

“Estes acordos têm fomentado a rápida expansão das empresas portuguesas e fazem da CTS Europe uma das referências no país no sector dos ‘data centers'”, salienta o comunicado.

Citado no comunicado, Filip Schelfhout, CEO do CTS Group, afirma: “Estamos comprometidos em investir e crescer em Portugal, um mercado que se tornou vital para nossas operações. As parcerias que estabelecemos estão a criar empregos e a contribuir significativamente para a economia portuguesa, fomentando as exportações nacionais e a internacionalização das empresas. Estamos também empenhados em colocar as nossas competências e conhecimentos ao serviço de Portugal, nomeadamente na área dos data centers onde somos uma referência a nível mundial”.

Assim, o grupo prevê criar 500 postos de trabalho em Portugal no futuro próximo com a expansão das suas atividades, “respondendo à procura internacional bem como às necessidades do mercado doméstico”.

De acordo com a mesma fonte, no último ano, a CTS Europe estabeleceu uma base em Lisboa, onde mais de 50 profissionais trabalham em projetos de engenharia. Em Leiria, a firma lançou a Velox Electro, empregando mais de 200 pessoas dedicadas à construção de ‘data centers’. Em Barcelos formou uma ‘joint venture’ com a Mecwide, que emprega também mais de 200 trabalhadores neste setor. No Porto, a CTS Nordics adquiriu uma participação maioritária na BIMMS, uma empresa bem conhecida localmente e que conta com mais de 100 engenheiros. Além disso, a parceria entre o CTS Group e a barcelense Mecwide destaca-se pela forte presença em Sines, onde já desenvolvem projetos para vários clientes e apresentam capacidade de resposta para os novos projetos previstos para a região.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados