Joaquim mostra como se vive da terra em Valença e tem milhões a ver no Canadá e nos EUA

Agricultor fala inglês e viraliza no YouTube
Joaquim mostra como se vive da terra em valença e tem milhões a ver no canadá e nos eua
Imagem: Joaquim Conde / YouTube

Joaquim Conde, residente em Fontoura, concelho de Valença, tem causado sucesso na plataforma de vídeos YouTube, onde tem-se mostrado a restaurar a casa devoluta dos avós e a viver de forma autosustentável ao longo do último ano.

Emigrante desde adolescente, no Canadá, para onde os pais escolheram viver, regressou recentemente à terra-natal, e desde há um ano que decidiu colocar mãos à obra para restaurar a casa que herdou dos avós, com as paredes ainda de pé.

Explica que os avós, há cerca de uma década, construíram uma casa nova para viver, e acabaram por deixar a antiga, que nem sequer eletricidade tinha, ao abandono.

Nos seus vídeos, Conde tem mostrado o progresso do restauro da casa, mas também todo o dia-a-dia nos seus terrenos, onde cultiva tudo o que precisa, conforme mostra ao seu público, esmagadora maioria nativos da língua inglesa.

E sim, Joaquim Conde domina bem a língua, face aos vários anos passados na América do Norte, levando a que o compreendam com bastante facilidade. O próprio começou a fazer os vídeos naquela língua para mostrar aos muitos amigos que deixou no Canadá e que não falam português.

Por entre os comentários de pessoas anónimas, não só dos países de língua inglesa mas de toda a parte do mundo, os mais populares pedem para que nunca mude o estilo dos seus vídeos, havendo quem afirme nunca ter visto “tão completa e maravilhosa reconstrução de uma memória”, aludindo à casa e aos avós de Joaquim.

“É como um quadro pastoral vivo, pensas em todos os detalhes e como lá chegar. Obrigado por partilhares isto connosco”, aponta um utilizador com nome escocês.

Outro utilizador da plataforma com nome anglo-saxónico agradece a Joaquim pelo que “está a fazer pela aldeia e pelos seus habitantes” e também por “partilhar esta viagem” com o mundo todo.

Num dos vídeos, onde Joaquim fala um pouco do que o move, lembra que a infância foi passada naquela casa, antes de emigrar, e sempre que cá voltava, acabava por ir ter àquela casa, mesmo depois de a mesma começar a degradar-se. Na altura prometia-se que quando tivesse a ‘vida feita’ no Canadá, regressaria para tomar conta da casa e das terras.

Com um total de 68 vídeos publicados até agora, o canal de Joaquim Conde conta já com mais de 3,2 milhões de visualizações. O vídeo mais popular, onde mostra o avanço do restauro da casa, foi visto mais de 600 mil vezes.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pai e filha de oito anos feridos após acidente de mota em fafe

Pai e filha de oito anos feridos após acidente de mota em Fafe

Próximo Artigo
Luís freire promete vitória com “fome de jogar ofensivamente” frente ao rio ave

Luís Freire promete Vitória com “fome de jogar ofensivamente” frente ao Rio Ave

Artigos Relacionados