Com a procura a crescer 70% em Portugal, empresa de Braga alarga formação online a Moçambique

F3M
Foto: DR

A F3M, empresa tecnológico de Braga, tem apostado na formação certificada online, onde registou uma subida na procura de 70%, nos primeiros seis meses deste ano face ao mesmo período de 2023, e alargou este serviço a Moçambique.

“É uma das mais recentes apostas da F3M ao nível da formação certificada e que vem reforçar a atuação desta entidade numa área em franco crescimento: a empresa disponibiliza agora formação online para Moçambique, país onde tem já uma presença consolidada”, refere a empresa em comunicado enviado a O MINHO.

O alargamento da oferta formativa acontece numa altura em que a tecnológica regista uma procura crescente em Portugal: cerca de 70% face a igual período de 2023.

“Só nos primeiros seis meses do ano, foram mais de 2 mil os participantes em ações formativas. Habilidades interpessoais e emocionais e questões legais são as temáticas mais requisitadas”, salienta a empresa.

“Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento significativo de 70,79% no número de formandos. Os participantes vêm de todas as regiões do país, Norte, Centro, Sul, além das ilhas. O formato online tem permitido expandir a nossa atuação, agora também para Moçambique, ampliando o alcance das nossas formações”, revela Filipe Cruz, Gestor de Formação e Coordenador Pedagógico da empresa, citado no comunicado.

“O desejo de adquirir novas competências, atualizar conhecimentos ou especializar-se em áreas emergentes” são os principais fatores que têm impulsionado a procura, mas segundo o responsável, há mais razões, como “a necessidade de se adaptar a novas exigências profissionais e tecnológicas”, a “progressão na carreira” ou a “reorientação do percurso profissional”. “Adicionalmente, existe uma crescente procura por “formação personalizada, adaptada às necessidades específicas de cada cliente”, acentua Filipe Cruz.

O desenvolvimento pessoal tem sido uma das áreas com maior interesse “devido à crescente valorização de habilidades interpessoais e emocionais no ambiente de trabalho e na vida pessoal. A comunicação eficaz, a gestão do tempo, são temas em destaque”, acrescenta o Gestor de Formação. Por outro lado, “o interesse em questões legais aumentou devido à complexidade crescente das leis e regulamentações”, indica. “Entre os tópicos mais procurados estão, por exemplo, a proteção de dados, o direito do trabalho, questões fiscais e orientação sobre conformidade legal”, esclarece, também, o responsável.

Contabilidade e fiscalidade, gestão e administração, informática na ótica do utilizador, enfermagem, serviços de apoio a crianças e jovens, trabalho social e orientação, desporto, desenvolvimento pessoal e formação de educadores de infância são as áreas onde a F3M tem apostado com uma oferta muito diversificada de ações, tanto no regime online como presencial.

“O online é o modelo preferido para formações entre empresas, já o presencial tem sido, sobretudo, escolhido por clientes que procuram formação personalizada”, conclui, ainda, Filipe Cruz.

Apoiar o “crescimento” e a “capacitação” dos profissionais, através de “soluções personalizadas” são os principais objetivos da F3M que prevê um segundo semestre positivo e em linha com o crescimento verificado nos primeiros meses do ano. Um curso prático sobre prevenção e controlo da Legionella em organizações do terceiro setor e sessões focadas no desenvolvimento pessoal e software empresarial são algumas das iniciativas futuras. A equipa garante, ainda, apoio ao nível do Fundo de Compensação de Trabalho.

Certificada pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT) e Entidade Formadora Equiparada pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), a F3M disponibiliza, ainda, serviços de consultoria em áreas como recursos humanos, Regulamento Geral de Proteção de Dados, Regime Geral de Prevenção da Corrupção e Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço (Cibersegurança).

Fundada em 1987, com sede em Braga, a F3M é atualmente um dos maiores grupos de tecnologia em Portugal, sendo composto por três empresas portuguesas – F3M, Megalentejo e Dot Pro – além da F3M Angola e da F3M Moçambique.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x