A autarquia de Cabeceiras de Basto inaugurou, na quinta-feira, o “Espaço Cowork” no edifício da Central de Camionagem de Refojos, mais concretamente no antigo Espaço Internet de Cabeceiras de Basto.
Nesta iniciativa marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado da secretária executiva da CIM Ave, Marta Coutada, os vereadores Fernando Basto e Carla Lousada, técnicos do município, entre outros convidados e público em geral.
O ‘cowork’ de Cabeceiras de Basto estará disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, estando afeta a este espaço uma funcionária no horário das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.
O espaço disponibiliza receção, uma sala com quatro postos de trabalho, uma sala de reuniões com sistema de videoconferência; serviços de internet, entre outros.
“Está preparado para acolher funcionários da Administração Pública Central, a trabalhar em regime de teletrabalho, entre outros destinatários”, nota a autarquia.
Note-se que o espaço cowork de Cabeceiras de Basto integra os espaços de “Cowork do Ave”, tendo surgido no âmbito de uma candidatura apresentada e liderada pela CIM do Ave ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
De acordo com a autarquia, a criação deste espaço destina-se a “promover modos mais ágeis e flexíveis de desempenho do trabalho em funções públicas, designadamente através da modalidade de teletrabalho, como fator potenciador da melhoria da conciliação da vida pessoal e profissional e reforço da atratividade do trabalho em funções públicas”.
Trabalhar num espaço cowork é “combinar num só lugar produtividade, colaboração e inspiração”.
Para obter mais informações ou esclarecimentos, os interessados devem, preferencialmente, dirigir-se ao “Espaço Cowork” no edifício da Central de Camionagem de Refojos, no horário normal de trabalho, entre as 09:00 e as 12:30 e as 14:00 e as 17:30. Podem também efetuar chamada telefónica para o número: 253 665 287 ou entrar em contacto através do email: [email protected]
A Comunidade Intermunicipal do Ave, integrada na Rede Nacional de Espaços de Teletrabalho / Coworking nos Territórios do Interior, disponibiliza neste momento três espaços de Cowork: em Cabeceiras de Basto, na Póvoa de Lanhoso e em Vieira do Minho.
Estes espaços, que integram a Rede Nacional de Espaços de Teletrabalho/Coworking, oferecem “ambientes inspiradores com todas as comodidades necessárias para os seus utilizadores”.
Trata-se de “um novo modo de trabalhar, onde a criatividade e a colaboração são os principais motores do sucesso”.