José da Costa Oliveira apresenta livro sobre o socialista Joaquim Barreto em Cabeceiras de Basto

19 de outubro
Joaquim Barreto. Foto: Facebook

O escritor cabeceirense José da Costa Oliveira apresenta ao público, no próximo dia 19 de outubro, no Externato S. Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto, a sua mais recente obra intitulada “Joaquim Barreto – O Homem Político! O Homem Público!”.

A iniciativa – diz o autor em nota de imprensa – terá lugar pelas 15:00, e contará com a presença do autor, do biografado e de outros ilustres convidados, entre autarcas e antigos governantes, numa cerimónia que será aberta ao público.

Terá, entre outras, intervenções do autor, do biografado, de autarcas locais, de deputados, de Parcídio Summavielle, de Arlindo Cunha, antigo Ministro dos Governos de Cavaco Silva e de Durão Barroso e de José Luís Carneiro, ex-ministro da Administração Interna.

18.ª obra do escritor

Nesta que é a décima oitava obra do escritor, “é feita uma abordagem à vida pessoal, política e pública do cabeceirense Joaquim Barreto, que dedicou grande parte da sua vida à causa pública, servindo esta terra de Basto, quer como presidente da Câmara durante vinte anos, quer como presidente da Assembleia Municipal desde 2013 até à data, mas também como dirigente associativo, deputado da nação ou em muitos outros cargos que desempenhou”.

Fazedor de abril

No livro, cujo prefácio é assinado por Parcídio Summavielle, antigo presidente do Município de Fafe e dirigente distrital do PS, pode conhecer-se o percurso de Joaquim Barreto, “como Cidadão, como Político e incontestável ‘fazedor de Abril’, na senda do legado que os Capitães nos entregaram”.

O também antigo Governador Civil do Distrito de Braga destaca ainda “o homem solidário que sempre foi, o homem que nunca se escusa de abraçar quem sofreu os revezes do destino, o homem que nunca correu atrás de benesses, o homem que se dedicou a um ideal em detrimento de si e da família, um homem de uma inquestionável honestidade que prestigia o exercício da política, a democracia e o socialismo”.

“Dos mais importantes” de Cabeceiras

Para o autor, esta publicação “justifica-se para registar por palavras escritas a vida e obra de um homem que eu, cabeceirense de alma e coração e do alto dos meus setenta e tais anos de idade, considero dos mais importantes e influentes de Cabeceiras de Basto, na transição do milénio – Joaquim Barreto.”

Ao longo de 472 páginas, são partilhadas vivências, fotografias e mais de setenta mensagens, ‘testemunhos’ de outras tantas pessoas, familiares, colegas, antigos governantes e muito amigos que se cruzaram com Joaquim Barreto, ao longo da vida, seja no campo pessoal, político ou profissional.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x