Inteligência artificial nos TUB para detetar estacionamento ilegal em Braga

A Câmara de Braga vai implementar um projeto piloto com autocarros dos Transportes Urbanos de Braga para detetar estacionamentos ilegais em contexto urbano. A iniciativa surge no âmbito do prémio “Transatlantic AI Award”, conquistado pela autarquia e pela empresa especializada em soluções de inteligência artificial para mobilidade, a Hayden AI.

O projeto já está a ser testado noutras cidades graças à mesma tecnológica, como em Gdansk, na Polónia, que faz a estreia europeia neste novo sistema que já se encontra também implementado nos Estados Unidos.

De acordo com as especificações do projeto, a que O MINHO teve acesso, o sistema envolve uma câmara altamente municiada com inteligência artificial a ser colocada no autocarro. Durante oito semanas, a mesma grava os veículos que se encontram em situação ilegal nas rotas delineadas para o autocarro em causa.

Os dados recolhidos permitem analisar ainda porque é que algumas linhas de autocarro ficam bloqueadas para tentar chegar a uma solução .

Do mesmo modo que em outras cidades onde o sistema vai ser testado, em Braga também são várias as queixas que apontam estacionamentos irregulares, apesar de existirem duas forças policiais com autoridade para autuar e até rebocar as viaturas.

No caso polaco, quando um carro bloqueia a passagem de um autocarro, é possível alertar as autoridades em tempo real que já vão informadas sobre a situação e até qual o veículo que se encontra a bloquear a passagem.

Em Washington, capital dos Estados Unidos, este sistema da Hayden AI já permite que o Estado multe os condutores apanhados pela inteligência artificial.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Três dias 'de sonho' para experimentar SUV's elétricos Honda em Guimarães

Próximo Artigo

Mais um OVNI avistado em Esposende

Artigos Relacionados
x