Um golo de Ricardo Horta no reduto do Casa Pia (1-0) valeu hoje a ascensão provisória do SC Braga ao segundo lugar da I Liga de futebol, pressionando FC Porto e Benfica na 29.ª jornada.
No Estádio Nacional, em Oeiras, o único tento da partida foi apontado aos 54 minutos, pelo avançado internacional português, colocando assim os minhotos com 68 pontos, mais um que os portistas e a três do líder Benfica, que ainda não jogaram esta jornada.
Por outro lado, o Casa Pia permanece na nona posição do campeonato, com 39 pontos, os mesmos de Famalicão e Vizela, podendo ficar mais distante das posições europeias.
Os bracarenses dispunham de mais controlo da posse de bola, mas foram os lisboetas a ter a maior ocasião do primeiro tempo, logo aos 12 minutos, quando Godwin surgiu, já na pequena área, a cabecear sem oposição, mas desperdiçou, ao atirar a bola por cima.
O Casa Pia fechou bem os caminhos ao Braga, que sentiu dificuldades para chegar com perigo ao último terço e via o adversário a apostar em contra-ataques, com a velocidade de Godwin a ser trunfo, numa partida dividida e disputada a meio-campo.
Muito tempo longe das balizas, Ricardo Horta quebrou uma certa inércia ao rematar de meia distância a poucos centímetros de um dos postes da baliza de Ricardo Batista, aos 35, tendo a primeira parte concluído com nova ameaça, à meia-volta, de Iuri Medeiros.
No reatamento, o ascendente do Sporting de Braga tornou-se mais visível e o golo veio aos 54: Abel Ruiz passou em velocidade pela última linha do Casa Pia, chegou antes de Ricardo Batista à bola e deu a Ricardo Horta, que, sem dificuldades, atirou para dentro.
Esperava-se uma reação do Casa Pia ao tento sofrido, mas a realidade é que o Braga ficou ainda mais confortável no encontro, sem permitir grandes veleidades ao adversário, muito dependente da velocidade de Godwin nas costas da defesa minhota.
Num canto a favor do Casa Pia, o Braga recuperou a bola e lançou-se num contra-ataque muito veloz, com Ricardo Horta a permitir a defesa com os pés a Ricardo Batista e, na recarga, Pizzi foi incapaz de contornar o defesa adversário e atirar à baliza.
Perante a incapacidade dos ‘gansos’ na procura da igualdade, a turma ‘arsenalista’ foi amealhando oportunidades nos derradeiros minutos para finalizar, mas o guarda-redes casapiano travou com boas defesas os remates de Al Musrati (82) e Ricardo Horta (87).
Ficha de Jogo
Jogo realizado no Estádio Nacional, em Oeiras.
Casa Pia – SC Braga, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, Ricardo Horta, 54 minutos.
Equipas:
– Casa Pia: Ricardo Batista, João Nunes, Fernando Varela (Clayton, 78), Zolotic, Derick Poloni (Lucas Soares, 62), Neto (Cuca, 78), Afonso Taira (Beni, 62), Leonardo Lelo, Yuki Soma (Felippe Cardoso, 62), Godwin e Rafael Martins.
(Suplentes: Lucas Paes, Lucas Soares, Duplexe, Vasco Fernandes, Beni, Cuca, Diogo Pinto, Felippe Cardoso e Clayton).
Treinador: Filipe Martins.
– SC Braga: Matheus, Victor Gómez, Tormena, Niakaté, Borja, Al Musrati, André Horta (Racic, 80), Iuri Medeiros (Pizzi, 72), Ricardo Horta, Bruma (Álvaro Djaló, 80) e Abel Ruiz (Banza, 72).
(Suplentes: Tiago Sá, Joe Mendes, Paulo Oliveira, Racic, Gorby, Pizzi, Álvaro Djaló, Rodrigo Gomes e Banza).
Treinador: Artur Jorge.
Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Neto (19), Rafael Martins (53), Ricardo Horta (73), Tormena (87) e Godwin (90+3).
Assistência: 1.016 espetadores.