Piloto que ficou paraplégico voltou a andar e hoje passou por Valença rumo a Fátima

Enrique é considerado “o peregrino mais famoso do mundo”

Enrique Balsera, espanhol natural de Córdoba, era piloto de automóveis, mas um grave acidente acabou-lhe com a carreira e deixou-o paraplégico, condição que acabou por conseguir rebater. Durante esse período, Enrique prometeu que, caso voltasse a andar, seria peregrino para o resto da vida.

Hoje é considerado o peregrino “mais famoso do mundo” e uma das mais emblemáticas personagens do Caminho de Santiago. Chegou hoje à Fortaleza de Valença acompanhado do seu burro “Espíritu Santo y Amén”, proveniente de Santiago de Compostela, a caminho de Fátima, onde depois partirá para Roma.

Em Valença o presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, fez questão de o cumprimentar, dar-lhe as boas vindas à Fortaleza e desejar-lhe um bom caminho de peregrinação até ao Santuário de Fátima.

Enrique Balsera declarou-se “maravilhado com a imponência da Fortaleza de Valença, uma verdadeira preciosidade”.

Com 57 anos, Enrique leva seis anos dedicados a percorrer vários caminhos de peregrinação, nomeadamente os caminhos de Santiago, os caminhos de Fátima e os caminhos que levam até aos santuários de Caravaca de la cruz y Santo Toribio de Liébana

A forma de vestir e comunicar livre e aberta, a companhia do seu burro “Espíritu Santo y Amén” e o bordão de peregrino carregado de recordações tornam esta personagem um espírito emblemático que cativa todos pelos caminhos por onde passa, descreve a Câmara de Valença, em comunicado enviado à imprensa.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Governo assina contratos-programa de 8,9 milhões para ações de emergência na serra da Estrela

Próximo Artigo

Professor de Moral acusado de 95 crimes de abuso sexual de 15 alunas em Famalicão

Artigos Relacionados
x