Freguesia de Valença volta hoje às urnas de voto em eleições intercalares

Após renúncia do executivo
Foto: DR / Arquivo

Os 558 eleitores inscritos na União de Freguesias de São Julião e Silva, em Valença, vão hoje a votos, em eleições intercalares que foram convocadas após a renúncia, em julho, dos eleitos nas autárquicas de 2021.

Três listas concorrem a este ato eleitoral, sendo que no boletim de voto surge em primeiro lugar a candidatura do presidente demissionário, Alexandre Lagoa, que volta a concorrer pelo movimento “Fortalecer São Julião e Silva”.

Em segundo lugar aparece a candidatura da CDU – Coligação Democrática Unitária, com Pedro Melo como cabeça de lista, cabendo o terceiro lugar à candidatura do movimento “JPSJS – Juntos por São Julião e Silva”, que tem Ana Catarina Esteves como cabeça de lista.

As eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia da União de São Julião e Silva, em Valença, distrito de Viana do Castelo, foram marcadas em julho, na sequência da renúncia dos eleitos na lista mais votada nas eleições autárquicas de setembro de 2021.

Aquele desfecho resultou de várias tentativas frustradas para a formação do executivo, uma vez que a lista vencedora não obteve a maioria nas autárquicas de 2021.

Nas eleições autárquicas de setembro de 2021 concorreram seis candidaturas.

Alexandre Lagoa foi eleito com 34,02% dos votos, o que corresponde a três mandatos, seguindo-se o PPD/PSD, com 22,99% (dois mandatos), PS, com 21,61% (um mandato), e o Nós Cidadãos!, com 17,01% (um mandato).

A CDU alcançou 1,38% dos votos e o Chega não arrecadou qualquer voto.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Quase 50 mil alunos colocados na primeira fase do acesso ao ensino superior

Próximo Artigo

SC Braga procura quinta vitória no terreno do Rio Ave

Artigos Relacionados
x