Vai ser construído um lar para 30 pessoas nas terras altas de Melgaço

Na comunidade de Alto Mouro

Começar funcionar em 2024, com 30 vagas de internamento em lar e 14 para apoio domiciliário, é o objetivo principal. A futura Estrutura Residencial para Pessoas Idosas do Centro Interparoquial e Social do Alto Mouro – CISAM, em Melgaço, deu hoje mais um passo rumo à concretização final, com a assinatura do auto de consignação da obra.

Tendo em vista servir as freguesias de montanha de Parada do Monte, Cubalhão, Gave, Cousso, Lamas de Mouro e Castro Laboreiro (e ainda Gavieira – uma freguesia no concelho de Arcos de Valdevez), a nova estrutura para idosos está avaliada em 1.567.541,19 (+IVA) aos cofres do município, que conseguiu confinanciamento europeu em 540.000 euros através do Norte2020 e 807.600 através do programa para a rede de equipamentos sociais. No global, a obra deverá custar cerca de 2 milhões de euros.

“Durante 18 anos fez-se um trabalho extraordinário e com poucas verbas. Com esforço implementamos respostas. É difícil encontrar no país este espírito. O CISAM é uma resposta importante para Parada do Monte e para todo o município. Um bem-haja a todos os que trabalham diariamente para a eficácia deste serviço”, disse o autarca de Melgaço, que marcou presença na iniciativa.

A iniciativa conta ainda com o apoio das juntas de freguesia acima referidas, sendo que a UF de Parada do Monte e Cubalhão cedeu já parte dos terrenos onde irá ser erigido o edifício.

Prevê-se que a obra esteja concluída em dezembro de 2023, para os serviços passem a funcionar no novo edifício em 2024, salienta a autarquia.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Amares cortou acessos a áreas florestais com alto risco de incêndio

Próximo Artigo

Direito de Resposta - "Empreiteiro de Braga reclama dívida de 94 mil euros a colega oito anos depois das obras feitas"

Artigos Relacionados
x