Mais dois navios oceânicos de Mário Ferreira iniciaram construção em Viana

Economia

O empresário Mário Ferreira, presidente da Mystic River e administrador da Média Capital (que detém a TVI), esteve este sábado nos estaleiros navais de Viana do Castelo (West Sea) para se inteirar da construção de mais dois navios oceânicos e verificar que o terceiro da lista de, pelo menos seis, já está “praticamente pronto a sair”.

Através das redes sociais, o também dono da Douro Azul mostra o MS World Navigator, terceiro da série, já praticamente pronto para navegar, depois de ter realizado, há três semanas, os primeiros testes de navegação entre as costas de Viana e Matosinhos. Os testes decorreram ao longo de três dias, com resultados positivos, entre o porto de Viana e o porto de Leixões, passando ao largo de Esposende, Apúlia, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Na mesma publicação, observa-se o motor e a ‘carcaça’ de um navio e outro já no estaleiro em fase avançada de construção, devendo tratar-se dos MS World Traveler, com prazo previsto de conclusão para 2022, e do MS World Adventurer, para 2023, o quarto e quinto navios de uma série de seis encomendadas pelo empresário.

Foto: Mário Ferreira / Facebook
Foto: Mário Ferreira / Facebook
Foto: Mário Ferreira / Facebook

O MS World Explorer, que começou a operar em 2019, e o MS World Voyager, que ficou concluído já em tempo de pandemia, estão aptos para navegar, com o segundo (Voyager) a encontrar-se atualmente em viagem pela zona do mediterrâneo.

Foto: Facebook de Mário Ferreira (Arquivo)
MS World Explorer já navega desde 2019. Foto: Reprodução / Facebook
MS World Explorer. Foto: Nicko-Cruises

Segundo um comunicado da Martifer, os navios são da gama Explorer e de classe de cruzeiro, construídos com base no Código Polar (classe de gelo), sistema de Propulsão Híbrida e com a capacidade de acomodar 200 passageiros e 112 tripulantes, de acordo com “os mais elevados padrões de qualidade e conforto”.

Fonte: Nicko Cruises

São considerados navios cruzeiros de pequeno porte. Nas redes sociais, o empresário Mário Ferreira prevê que os “navios pequenos com muita qualidade e menos de 200 passageiros vão ter uma enorme procura” na fase pós-pandémica.

Segundo o mesmo relatório da consultora VesselsValue, a frota mundial deste tipo de navios cresceu 65% em termos de capacidade para passageiros, atingindo os 700 mil. Em 2019, foram construídos 24 novos navios.

Ainda de acordo com o relatório, face à chegada da covid-19, a atividade destes navios teve um impacto negativo de cerca de 50%, com as empresas a adiar o regresso das operações.

Refere ainda que algumas dessas operadores realizaram mais viagens durante o ano de 2020. Apesar dos riscos, a consultora aposta que a tendência até 2025 será de crescimento no setor.

No ano de 2020, a Mystic Cruises pagou 110 milhões de euros à empresa que gere os estaleiros navais de Viana do Castelo.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x