Guimarães foi distinguido na 7.ª Edição do Prémio “Viver em Igualdade”, um galardão que “reconhece as autarquias e entidades locais que promovem políticas públicas e boas práticas de igualdade de género, cidadania e não discriminação”.
A distinção foi atribuída pelo Júri de Seleção, composto por especialistas e representantes de várias instituições nacionais, como a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
Para a Câmara de Guimarães, “a atribuição deste prémio reflete o investimento contínuo da autarquia em projetos que visam a igualdade de género em áreas como o emprego, a educação, a participação cívica e o combate à violência de género”.
“Guimarães, conhecida pelo seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusão social, vê novamente reconhecidos os seus esforços na promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres”, refere a autarquia em comunicado.
Ao lado de Guimarães, foram premiadas mais 57 Câmaras Municipais, 2 Comunidades Intermunicipais e 1 Junta de Freguesia.
A cerimónia oficial de entrega do prémio está prevista para o dia 24 de outubro, onde Guimarães, juntamente com os outros galardoados, terá a oportunidade de partilhar as suas iniciativas e reforçar o seu compromisso com a igualdade de género e a inclusão social no território.
“Este prémio, atribuído para o biénio 2024-2025, reafirma a posição de Guimarães como um exemplo de cidadania ativa e um modelo de boas práticas em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva”, conclui a autarquia.