José Márcio da Costa, natural de Mossoró, no Brasil, foi eleito pelos associados do SC Braga como um dos melhores médios de sempre do clube, foi hoje anunciado.
A iniciativa decorre da comemoração do ano de centenário dos ‘arsenalistas’ e consiste em eleger “o melhor onze e o melhor treinador da sua história”, segundo uma nota publicada no portal oficial.
Mossoró começou a carreira sénior em 2003, no Paulista, Brasil, passando ainda pelo Internacional, onde alinhou até 2007. Nesse ano, foi contratado pelo Marítimo, mostrando-se uma das grandes revelações da época 2007/08.
Em 2008, foi contratado pelos ‘gverreiros’ do Minho, onde permaneceu até 2013. Durante cinco épocas foi titular indiscutível no meio campo braguista, tornando-se uma das maiores referências dos adeptos.
Saiu em 2013 para um clube da Arábia Saudita. Um ano depois assinou pelo Basaksehir, do campeonato turco. Em 2019 mudou-se para os turcos do Goztepe e depois para o Altay, também na Turquia.
No currículo conta com uma Taça da Liga conquistada ao serviço dos ‘gverreiros’ do Minho. Ganhou ainda uma Taça dos Libertadores e uma Taça do Brasil, pelo Internacional, e uma liga turca.
Hoje com 37 anos e ainda ao serviço da equipa do Altay, na segunda divisão do futebol turco, Mossoró agradeceu a distinção através de um vídeo publicado nas redes sociais do emblema braguista.
O escrutínio para o “XI do Centenário”, como é agora apelidada a iniciativa, foi levado a cabo por via digital, através da aplicação oficial do clube, e através de boletim físico de voto, disponível aos sócios nas lojas oficiais.
A votação decorreu de 11 de janeiro a 28 de fevereiro e os vencedores são anunciados durante este mês de março.
Antes de Vandinho, também Quim, Marcelo Goiano, Moisés, Artur Jorge, Sequeira e Vandinho já foram anunciados como o guarda-redes, lateral direito, centrais, lateral esquerdo e médio defensivo favoritos dos sócios.