Vespa asiática ataca homem e cão em Vila Verde. Bombeiros eliminaram 60 ninhos

Vespa asiática

Domingos Antunes, de Vila Verde, foi atacado duas vezes por vespas asiáticas nesta semana, necessitando de receber assistência hospitalar. Um vespeiro situado num carvalho, em espaço agrícola contíguo à habitação, tem provocado apreensão na rua de Gandarela, em Aboim da Nóbrega, Também o cão do habitante terá sofrido um ataque, refugiando-se dentro de um tanque.

“Foi o primeiro ano que me apareceu aqui disto, fui picado duas vezes, uma delas tive de ir para o hospital”, diz o cidadão que trabalha como motorista de camião ao serviço da construtora bracarense DST.

“Também o meu cão foi picado e teve sorte que se atirou para o tanque e elas dispersaram”, assegurou o homem.

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Esta noite de quarta-feira, os Bombeiros de Vila Verde incineraram  o ninho que tanta dor de cabeça deu a Domingos.

O MINHO acompanhou o processo de incineração do vespeiro, com recurso a maçarico, efetuado por bombeiros que receberam formação para este tipo de ação, conforme explicou o presidente da direção dos bombeiros locais, Paulo Rocha, presente no local.

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

“Com este já são mais de 60 ninhos que eliminámos este ano”, confidencia o responsável, admitindo que esta praga “veio para ficar”.

“Este trabalho costuma ser da proteção civil mas o município pediu-nos para fazermos a eliminação e decidimos assumir esse compromisso”, explicou, adivinhando “um trabalho que será para fazer ao longo dos próximos anos”.

Sapadores florestais já destruíram 135 ninhos de vespa asiática em Cerveira

Paulo Rocha mostra-se surpreendido com o elevado número de ninhos existentes no concelho e destaca a reação dos populares quando veem o ninho eliminado: “Ficam contentes, agradecem, porque estas vespas não são brincadeira”.

Vespa asiática já despertou (mais tarde). Em Vila Verde e Vieira do Minho já se eliminam ninhos

Os primeiros relatos de vespeiros primários (os mais pequenos) remontam a abril e maio. Com a chegada do verão, os ninhos secundários, que chegam a tingir mais de 50 centímetros de diâmetro, começam a proliferar por todo o Minho.

PSP e apicultor, José Carlos é o terror das vespas asiáticas

Em Vila Verde já morreram três pessoas na sequência de ataques de vespa asiática, quase sempre por estarem a limpar terrenos agrícolas ou a abater árvores sem se aperceberem da existências de ninhos.

Dada uma imensa mancha florestal que se conjuga com populações rurais, o concelho de Vila Verde é local de vários avistamentos diários deste tipo de vespeiros.

Vespa asiática: Autarca substitui proteção civil e elimina ninhos com 20 quilos em Barcelos

De acordo com dados divulgados pela Câmara de Vila Verde, em 2019, foram eliminados cerca de 500 ninhos por todo o concelho.

(notícia atualizada às 02h43 com mais informação)

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x