O Santuário do Bom Jesus do Monte reabre este sábado com novo horário, anunciou hoje a Confraria.
Em comunicado, a instituição refere que, “no seguimento das orientações das entidades competentes e seguindo da Direcção-Geral da Saúde, decidiu abrir várias zonas do Santuário”.
O novo horário de funcionamento da Basílica será de segunda a sexta-feira das 14:00 às 16:45 e, aos sábados e domingos, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:45.
A entrada será feita pela porta lateral esquerda (do lado da Capela do Bom Jesus) e a saída pela porta lateral direita (junto à sacristia).
No interior foi estabelecido um percurso sinalizado para que não haja cruzamento de pessoas, sendo obrigatório manter uma distância mínima de 2 metros e exigido o uso de máscara no interior da Basílica.
Na entrada haverá um dispensador de gel desinfetante.
O comunicado informa, ainda, que, “apesar de ainda não se celebrarem missas abertas ao público, iniciará a transmissão das missas online, a partir de 10 de maio, todos os dias, às 17:00, que poderão ser acompanhadas nas redes sociais da Confraria”.
Os escadórios e a mata estão abertos à circulação, mas respeitando as devidas orientações de distanciamento entre as pessoas.
O elevador, o parque infantil e a casa das estampas mantêm-se encerrados até 18 de maio, data em que será reavaliada a situação.
Por fim, a Confraria “faz um apelo a todos os visitantes que cumpram todas as orientações de segurança dadas pela DGS, para que todos possam usufruir de um espaço único como o Santuário do Bom Jesus”.
Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados se registaram a 02 de março, o último balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicava 1.105 óbitos entre 26.715 infeções confirmadas. Desses doentes, 874 estão internados em hospitais, 2.258 já recuperaram e os restantes convalescem em casa ou noutras instituições.
No caso específico de Braga, o concelho registava esta quinta-feira ao final da tarde um acumulado de 54 óbitos e 1.259 infetados com covid-19 entre os seus cerca de 181.494 habitantes, de acordo com fonte do setor da saúde.
Ao mesmo município, a DGS atribui hoje apenas 1.146 casos de contaminação pelo SARS-CoV-2.
A presente fase nacional de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e a imposição legal de uso de máscaras em transportes coletivos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.