A empresa Martifer, através da West Sea Estaleiros Navais, que gere os estaleiros de Viana do Castelo, anunciou a construção de mais quatro navios oceânicos de expedição no gelo para o empresário Mário Ferreira, da Mystic Cruises, num investimento que ronda os 286 milhões de euros.
Em comunicado enviado à CMVM, a empresa explica que “a construção de quatro navios de Expedição Polar Classe ‘ICE’ da gama Explorer” vai representar um negócio no “valor total estimado de 286,7 milhões de euros”.
World Traveler (2022), World Adventurer (2023) e o World Seeker (2024) são três desses quatro navios que já têm data de construção e nome confirmado, conforme noticiou O MINHO, em exclusivo, a 27 de dezembro de 2019.
Visita ao interior do primeiro navio oceânico 100% construído em Viana do Castelo
A empresa detém o já em atividade World Explorer (2019) e está a construir o World Voyager (2020) prevendo ainda avançar com o World Navigator (2021),
Ainda segundo o mesmo comunicado da Martifer, é explicado que os quatro novos navios serão da gama Explorer e de classe de cruzeiro, construídos com base no Código Polar (classe de gelo), sistema de Propulsão Híbrida e com a capacidade de acomodar 200 passageiros e 112 tripulantes, de acordo com os mais elevados padrões de qualidade e conforto.
A Martifer indica que, com esta nova encomenda, a Mystic Cruises totaliza uma “frota de sete navios desta gama que se revelam como verdadeiros embaixadores de Portugal, levando aos quatro cantos do mundo um enorme conjunto de marcas portuguesas que integram a sua construção”.
Entretanto, e enquanto não chegam mais navios, o número dois – MS World Voyager -, vai ganhando forma nos estaleiros de Viana e prepara-se para navegar pelos diferentes oceanos do globo com a chancela do coração do Alto Minho.
Mário Ferreira, empresário proprietário da Mystic Invest, responsável pela gestão destes navios, adianta que o mesmo deverá entrar em atividade antes de maio de 2020, “porque já estão bilhetes vendidos para essa altura”.
De acordo com as especificidades do navio, consultadas por O MINHO, o mesmo terá um custo de cerca de 70 milhões de euros, valor aproximado da primeira versão deste navio oceânico, que já zarpou em agosto de 2019 para águas geladas do Norte da Europa.
Está preparado para expedições no gelo, atingindo velocidades de 18 milhas horárias (30 quilómetros horários) com uma extensão de 126 metros de largura e uma boca náutica de 19 metros.
Várias viagens já foram vendidas até final de 2020
O MINHO consultou o promotor destas viagens, a Nicko-Cruises, confirmando as afirmações de Mário Ferreira, de que vários bilhetes já foram vendidos e outros tantos se encontram disponíveis para venda.
Por exemplo: entre 24 de outubro e 02 de novembro de 2020, com bilhetes a partir dos 2.399 euros, poderá fazer uma viagem no novo navio pelo Mar Mediterrâneo, passando por Valeta, Ilhas Lipari, Amalfi, Córsega, Maiorca, Valência, Málaga e Lisboa.
Os bilhetes podem variar de preço por entre os 200 lugares disponíveis em oito conveses (deques), três deles com 86 cabines. 6.699 euros (por pessoa) é o preço de bilhete mais caro, comportando a estadia numa suite situada no sexto convés.