Uma viagem no “Carro dos Sonhos”, passando pela “Máquina de pequenar”, rumando a uma “viagem de barco” ou uma outra “viagem pelos peixes”, sem esquecer o “mundo dos legos” uma “ida ao futebol”, ou uma “ida à piscina” e umas melhorias “no recreio” da escola. Foram estes os oito projetos apresentados, e defendidos, esta quarta-feira de manhã, por 167 crianças com idades compreendidas entre os 3 aos 6 anos, oriundas dos jardins de infância do concelho de Viana do Castelo, acompanhadas por estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino da ESE-IPVC.
A Comissão do Curso de Mestrado do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), realça a importância da dinamização destes projetos no ensino pré-escolar.
“Pela importância de que se revestem as capacidades empreendedoras – soft skills – nas crianças e jovens, e pelo tempo necessário ao seu desenvolvimento, importa começar a envolvê-los em projetos desde os anos iniciais da educação pré-escolar”.
Nestes projetos, referem, “entende-se empreendedorismo como a capacidade de transformar ideias em ações, e a sua finalidade é a de fomentar a apropriação do espírito e cultura empreendedora, através da criação de ambientes de aprendizagem desafiadores e exigentes, que promovam, entre outras, a capacidade de gerar e aplicar ideias, de resolução de problemas, o espírito de iniciativa, a criatividade, a autoconfiança, o espirito crítico e a persistência”.
É objetivo ainda deste projeto, “proporcionar a todas as crianças o conhecimento dos projetos desenvolvidos nos diferentes contextos e a divulgação do seu próprio projeto motivaram a organização deste espaço de disseminação e aprendizagem, onde crianças, em discurso direto, darão conta dos sonhos concretizados”.
A organização do evento, que vai na terceira edição, esteve a cargo da Comissão do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico da ESE-IPVC.
Notícia atualizada às 23h43