Desporto
300 idosos jogam boccia em Barcelos
Programa Barcelos Saudável
Já está a decorrer o Campeonato Boccia Sénior de Barcelos, uma iniciativa da Câmara, promovida no âmbito do projeto Barcelos Saudável, envolvendo cerca de 300 idosos.
Este programa visa proporcionar aos idosos momentos de convívio, combatendo o seu isolamento e a inclusão pelo desporto. Trata-se de mais uma forma de os seniores disfrutaram do prazer de jogar e de “competir” e, com isso, romperam estigmas associados ao envelhecimento, como a rotina, a inatividade, o isolamento social e a falta de autonomia.
Em comunicado, a autarquia considera que “o Campeonato Boccia Sénior de Barcelos regista forte adesão das mais diversas instituições de apoio à terceira idade e das freguesias e Uniões de freguesias do concelho”.
A prova, que é composta por 23 instituições e conta com cerca de 300 participantes, está dividida por duas ligas: a Liga I, com equipas a um nível rudimentar; e Liga II, com jogadores mais experientes e um nível competitivo mais exigente.
Na primeira fase, os jogos são realizados semanalmente, nas instalações das equipas participantes. No final da época, previsto para 07 de junho, está previsto um encontro geral, no Pavilhão Municipal de Barcelos, onde se disputarão o Playoff de Campeão e o Playoff da Amizade.
O Boccia Sénior consiste numa modalidade desportiva adequada e adaptada à condição física dos mais idosos, sendo um jogo de estratégia estimulante, capaz de promover o raciocínio, a concentração e a memória, ao mesmo tempo que desenvolve a destreza física e motora dos praticantes.
Além das mais-valias a nível físico e psicológico, o Boccia é uma modalidade que promove o convívio e a socialização, contribuindo para a quebra de rotinas e do isolamento muito comum em faixas etárias mais avançadas.
-
GuimarãesHá 1 dia
Empresa de calçado não consegue comprar terreno em Guimarães para investimento de 10 milhões
-
BragaHá 1 dia
Quatro empresas do distrito de Braga já aplicam a semana de quatro dias
-
RegiãoHá 2 dias
Fraude de 2,5 milhões começou em Viana e chegou a Esposende e Barcelos. Vai ser julgada em Braga
-
RegiãoHá 11 horas
‘Bomba’ da Galp em Braga começava nos 80 cêntimos e a do Intermarché Guimarães não reduzia imposto