Falhar assalto ao 3.º lugar será uma “frustração” para o SC Braga

Imagem: SC Braga

Se o SC Braga vencer o FC Porto no sábado e conseguir o terceiro lugar da I Liga de futebol terá “um significado tremendo”, mas, se não o alcançar, “será uma frustração”, considerou hoje o treinador Rui Duarte.

No jogo que fecha a 34.ª jornada e também a I Liga de futebol 2023/24, só a vitória interessa ao Braga para ultrapassar o FC Porto e repetir a classificação da época passada.

“Saímos de Guimarães [triunfo por 2-1, na jornada anterior, com o segundo golo a chegar nos descontos por Rony Lopes] com um sentimento de poder e de capacidade [muito grandes], pelo que, se não conseguirmos depois de tudo o que fizemos, é uma frustração, obviamente que sim. Gostava de acabar dando esse prémio a todos, principalmente aos jogadores, sócios, staff e administração. Vamos lutar para que isso aconteça, não podemos ter medo”, disse.

O treinador disse esperar “um jogo difícil com uma equipa muito forte e muito bem orientada”, em que os minhotos, com menos um ponto, terão de vencer os ‘dragões’ para ficarem com o último lugar do pódio da I Liga.

“É um jogo de tudo ou nada para nós. Lutámos muito para chegar ao último jogo com a possibilidade de lutar pelo terceiro lugar e temos que deixar tudo em campo até à última gota de suor”, frisou na conferência de imprensa de antevisão.

Rui Duarte elogiou o FC Porto, “uma grande equipa, com características muito próprias, muito intensa e agressiva, muito forte com e sem bola”.

O treinador considera que o Braga tem que encarar o jogo com os portistas “como uma final”, já que só a vitória lhe interessa, notando que o FC Porto pode jogar com dois resultados (empate e vitória), e recusou assumir algum tipo de favoritismo.

“O FC Porto é uma equipa muito forte, joga em qualquer estádio com uma identidade muito forte, assente no que é o seu treinador”, notou, apelando à “concentração” e ao “rigor” da equipa, e frisando que jogar em casa com o apoio dos adeptos pode ser importante: “Se queremos chegar à frente, temos que mostrar isso em cada lance, temos que ser muito fortes e concentrados, ter muito rigor para nos superiorizarmos”.

Rui Duarte recordou o tempo em que Sérgio Conceição foi seu treinador no Olhanense, deixando palavras elogiosas ao técnico dos ‘dragões’.

“É uma pessoa de quem gosto muito, é um amigo, é uma das minhas referências como treinador. Gostei muito de treinar com ele”, disse.

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar a Rui Duarte por invadir uma área técnica no recente clássico minhoto com o Vitória de Guiamrães, mas o treinador desvalorizou a situação.

“Provavelmente, foi por ter entrado cedo demais no balneário para festejar. Sou muito indisciplinado [risos]. Mas, vou estar no banco amanhã [sábado], não terá influência nenhuma no jogo”, disse.

Álvaro Djaló integra uma lista de pré-convocados da seleção espanhola para o Euro2024 o que, para Rui Duarte, é um “motivo de orgulho”, mas também é um “sinal da qualidade” dos jogadores ‘arsenalistas’ e de que o Braga “trabalha bem na formação”.

Paulo Oliveira e Álvaro Djaló estão de regresso às opções após cumprirem castigo.

SC Braga, quarto classificado, com 68 pontos, e FC Porto, terceiro, com 69, defrontam-se a partir das 20:30 de sábado, no Estádio Municipal de Braga, num jogo que será arbitrado por Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Mercearia de Braga celebra 130 anos: "Exemplo de resistência"

Próximo Artigo

Euromilhões: Prémio de 306 mil euros saiu em Portugal

Artigos Relacionados
x