O presidente da Ucrânia quer falar directamente com o seu homólogo da China, Xi Jimping, numa tentativa de acabar com a guerra com a Rússia.
Em entrevista ao jornal South China Morning Post, Volodymyr Zelensky quer usar a influência política e económica da China sobre a Rússia para encerrar com o conflito.
“É um Estado muito poderoso. É uma economia poderosa… Então pode influenciar política e economicamente a Rússia. E a China é [também] membro permanente do Conselho de Segurança da ONU”, disse Zelensky ao jornal.
Esta sexta-feira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deve encontrar-se com Recep Tayyip Erdogan, presidente turco. O encontro realiza-se depois de a Turquia ter conseguido mediar um acordo para a retirada de cereais da Ucrânia em segurança, através do Mar Negro, e em cima da mesa estará também o conflito na Síria.
A China, recorda-se, encontra-se num momento de tensão em Taiwan, na sequência da visita de Nancy Pelosi, que foi interpretada como uma provocação dos Estados Unidos.