Paulo Rangel reitera meta de 2% em Defesa este ano

Ministro reconhece “esforço grande”
Paulo rangel reitera meta de 2% em defesa este ano
Foto: Lusa

O chefe da diplomacia portuguesa, Paulo Rangel, defendeu hoje a necessidade de reforçar o investimento em Defesa, reiterando o objetivo de atingir os 2% do PIB neste ano no âmbito da meta da NATO, o que representa “um esforço grande”.

“É muito importante que nós, num prazo curto, atinjamos os 2% [do produto interno bruto de investimento em Defesa] para termos um patamar de crescimento que nos permita cumprir as metas a seguir”, numa altura em que a NATO quer elevar essa despesa para os 5%, disse hoje o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, durante a conferência “40 Anos de Portugal na União Europeia: O Legado de Mário Soares e os Desafios do Futuro”, em Lisboa.

Alcançar o objetivo dos 2%, “num prazo muito curto” – ainda este ano -, será “um esforço grande”, admitiu.

Rangel já tinha anunciado que Portugal cumprirá o objetivo dos 5%, caso seja essa a decisão da organização transatlântica, que realizará uma cimeira nos dias 24 e 25 de junho em Haia.

“Se a NATO tiver essa obrigação, é uma obrigação que nós temos de cumprir, se queremos ficar na NATO, e nós como somos um povo disciplinado, embora com grande flexibilidade e capacidade de improviso”, comentou.

Defendendo que “isso é uma discussão que tem de ser feita neste momento”, adiantou que o Governo debateu este tema com o “então líder da oposição”, o PS, e lembrou que os três maiores partidos concordaram na necessidade de aumentar a despesa em Defesa, mas que as eleições legislativas antecipadas “paralisaram esta discussão”.

Sem querer apontar prazos ou valores de investimento, matérias que estão a ser negociadas “nos bastidores” no âmbito da Aliança Atlântica, o governante recordou que a NATO propõe que os 5% sejam divididos em 3,5% em despesa militar e os restantes 1,5% em infraestruturas que podem ser civis e ter usos militares.

“É isso que está em cima da mesa. Agora, para que prazo? Esta é a grande questão que está a ser discutida, portanto, não está tudo negociado”, comentou.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Cobra resgatada em piscina municipal de braga

Cobra resgatada em piscina municipal de Braga

Próximo Artigo
Mulheres com cancros diagnosticados em 2018 sobreviveram mais do que homens

Mulheres com cancros diagnosticados em 2018 sobreviveram mais do que homens

Artigos Relacionados