William Basinski e Telectu entre primeiras confirmações do festival Semibreve

William basinski e telectu entre primeiras confirmações do festival semibreve

O festival Semibreve anunciou esta sexta-feira as primeiras confirmações da oitava edição, que vai decorrer em Braga, entre 26 e 28 de outubro, com destaque para o norte-americano William Basinski e os portugueses Telectu, que interpretarão “Belzebu” na íntegra.

Segundo a organização do festival que se desdobra, como habitualmente, em espaços da cidade como o Theatro Circo, o GNRation e a Casa Rolão, vão também marcar presença na edição deste ano a norte-americana Jlin, a italiana Caterina Barbieri e a dinamarquesa SØS Gunver Ryberg.

O Semibreve, em conjunto com o Teatro Maria Matos, em Lisboa, desafiou Vítor Rua a atuar com António Duarte para reativar os Telectu, duo criado por Rua e por Jorge Lima Barreto nos anos 1980, tendo este último morrido em 2011.

“A dupla interpretará ‘Belzebu’, o seminal álbum de 1983, recorrendo aos instrumentos, partituras e elementos visuais originais. Um momento histórico que acontecerá nos palcos do Teatro Maria Matos e do Semibreve”, pode ler-se no comunicado da organização. “Belzebu” terá ainda uma reedição em vinil pela Holuzam.

O Semibreve também vai receber a estreia mundial da encomenda feita a Keith Fullerton Whitman, que se vai juntar a Pierce Warnecke para “uma colaboração audiovisual inédita”.

“Com este primeiro anúncio, reforçamos uma das premissas do festival que é apresentar constantemente artistas novos. Continuamos sem repetir artistas e já vamos na oitava edição”, disse à Lusa o diretor artístico do festival, Luís Fernandes.

O responsável do festival salientou que, nesta edição, foi possível confirmar as presenças de artistas “que há muito” estavam para atuar no evento, em particular Basinski e Whitman.

Questionado sobre se haverá mais estreias mundiais de obras a ocorrer no âmbito do festival, Luís Fernandes confirmou que sim, mas que, por enquanto, ficam “no segredo dos deuses”.

Este ano volta também o prémio Edigma Semibreve, que “pretende premiar e estimular a criação artística digital, dando especial atenção a projetos artísticos que recorram à interatividade, ao som e à imagem e [que] conta com supervisão do engagelab da Universidade do Minho”.

Os passes para o Semibreve já estão à venda por 39 euros. O Semibreve é organizado pela AUAUFEIOMAU, com o apoio da Câmara Municipal de Braga.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sc braga procura apanhar sporting no terceiro lugar da liga

SC Braga procura apanhar Sporting no terceiro lugar da Liga

Próximo Artigo
Chuva regressa ao minho no fim de semana

Chuva regressa ao Minho no fim de semana

Artigos Relacionados