Webcam instalada no farol de Esposende mostra foz do Cávado em direto

Foto: Visite Esposende

Já é possível ver imagens, em tempo real, do Estuário e Foz do Rio Cávado, em Esposende.

Está acessível a qualquer pessoa através do ‘livestreaming’ captado através da webcam instalada no Farol de Esposende (ver aqui).

Este novo equipamento, instalado pelo Município de Esposende no âmbito do projeto da “Estação Náutica Esposende”, permite visualizar em permanência o Estuário e a Foz do Rio Cávado.

A autarquia explica que deste modo é possível confirmar as condições meteorológicas e perceber o estado do rio, do mar e da barra do Cávado para a saída e entrada de embarcações de pesca e recreio, bem como as condições para a prática de modalidades desportivas e de lazer náuticas, como é o caso do kitesurf, windsurf, surf, canoagem e outras.

Atualmente, a costa de Esposende conta já com quatro webcams, nomeadamente nas praias de Suave Mar, Ofir e Apúlia e, agora, no Estuário e Foz do Cávado.

“Esta ferramenta é de extrema utilidade para os inúmeros praticantes de desportos náuticos, pescadores profissionais e recreativos e frequentadores destas praias”, nota a Câmara.

Através da disponibilização desta ferramenta, Esposende está a contribuir para a “divulgação e promoção do seu território enquanto Estação Náutica, neste particular na valorização da atividade pesqueira e desportos náuticos e praias costeiras”.

Esta ação insere-se, assim, no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027, e no Plano de Ação da Estação Náutica de Esposende 2023_2025.

Esposende conta com quatro praias com Bandeira Azul (Cepães, Suave Mar, Ofir e Apúlia), pelas cinco praias com “Qualidade de Ouro” (Cepães, Suave Mar, Ofir, Apúlia e Ramalha) e pelo “elevado número de pessoas que elegem este território como destino de férias ou, simplesmente, para uma visita ao longo do ano”.

São objetivos estratégicos da Estação Náutica de Esposende a “oferta turística integrada, com base nas potencialidades da economia azul, sendo as atividades náuticas consideradas um produto turístico âncora”.

Pretende, ainda, “potenciar uma oferta turística multipolar entre os distintos produtos: turismo náutico, turismo de sol e praia, turismo cultural e criativo, turismo de natureza, turismo de recreio e lazer, festas e romarias, turismo acessível e gastronomia e vinhos”.

Neste contexto, Esposende integra, ainda, a plataforma online para promoção da oferta da Rede das Estações Náuticas de Portugal.

Com conteúdos em português, inglês, francês e espanhol, disponibiliza, de forma intuitiva e acessível, informação sobre as 23 Estações Náuticas certificadas e a oferta turística assegurada pelos respetivos parceiros, constituindo-se como uma “Rota do Náutico”, que percorre todo o território continental.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Exoplaneta do tamanho da Terra encontrado em orbita de uma estrela anã vermelha

Próximo Artigo

Governo prepara cursos sobre tétum e crioulo e rejeita ressentimento histórico

Artigos Relacionados
x