A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Viana do Castelo está avariada desde o passado mês de maio e tem sido substituída por viaturas de reserva do INEM. Ontem, uma dessas viaturas também avariou, pelo que a equipa da VMER não foi mobilizada para um atropelamento mortal em Darque.
Questionado por O MINHO, o INEM explicou que a VMER de Viana do Castelo “é um meio próprio do Hospital, sendo responsabilidade desta entidade a manutenção e reparação da viatura, conforme protocolo estabelecido com o INEM”.
“O INEM tem vindo a insistir junto da Coordenação da VMER para a necessidade de reparação urgente da viatura propriedade do Hospital”, acrescenta.
Na resposta enviada ao nosso jornal, o INEM aponta que “a viatura propriedade do hospital está avariada desde maio de 2025”.
“Desde então que o serviço tem vindo a ser assegurado por viaturas reserva do INEM”, completa.
“Teria mais rapidamente acesso a cuidados de saúde diferenciados se transportado para o Hospital”
Como O MINHO noticiou, um homem com cerca de 80 anos morreu ontem atropelado por um automóvel em Darque, Viana do Castelo.
Nessa altura, a VMER estava inoperacional. “Foi uma das viaturas reserva do INEM, que estava ontem ao serviço, que sofreu avaria mecânica. A avaria foi comunicada ao INEM pelas 17:00 e o INEM substituiu a viatura pelas 20:00, de forma a repor a operacionalidade do meio”, refere a resposta enviada a O MINHO.
Questionado se a inoperacionalidade da VMER colocou em causa o socorro neste atropelamento mortal, o Instituto aponta que, “nesta situação em concreto, atendendo à localização da ocorrência e à distância ao Hospital de Viana, o utente teria mais rapidamente acesso a cuidados de saúde diferenciados se transportado para o Hospital após estabilização pela equipa dos Bombeiros, em vez de aguardar a chegada de um outro meio de Suporte Avançado de Vida, tendo sido este o procedimento seguido pelo INEM”.
“Infelizmente, não foi possível evitar o desfecho que a situação veio a conhecer, facto que o INEM lamenta profundamente”, conclui.
O idoso foi socorrido pelos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, tendo sido transportado em estado crítico para o Hospital de Santa Luzia. Acabou por não resistir aos graves ferimentos e faleceu naquela unidade hospitalar.
O alerta foi dado às 17:40.
A PSP registou a ocorrência e está a investigar as circunstâncias do sinistro.
Com Pedro Gonçalo Costa