Bruno Oliveira, de 20 anos, foi diagnosticado com linfoma de Hoddgkin há três anos, tendo conseguido, por duas vezes, reverter a doença. Agora, necessita de um transplante de medula óssea, com o Futebol Clube Vizela, através das redes sociais, a apelar ao voluntariado de possíveis dadores.
Através das redes sociais, o clube destaca as “raízes familiares” em Vizela de Bruno, que foi antigo jogador da formação do Feirense e do Cesarense. O pai de Bruno é de São Miguel, concelho de Vizela, embora o filho tenha nascido em Oliveira de Azeméis.
À Rádio Vizela, o pai de Bruno explica que os tratamentos começaram em 2017, no IPO do Porto. “Fez tratamentos de quimioterapia, esteve internado por várias vezes (…) depois conseguiu superar o linfoma, ficou curado”, disse.
Todavia, o linfoma reapareceu. Após várias sessões de imunoterapia e quimioterapia, o cancro entrou novamente em remissão, superando nova fase complicada para a saúde de Bruno.
Entretanto, a equipa médica aconselhou um autotransplante, retirando e congelando as células “boas”, para voltarem a ser aplicadas caso o linfoma regressasse, mas as células não foram em número suficiente.
“A equipa médica reuniu novamente e disseram-nos para fazer um transplante de medula óssea. Precisamos de um dador compatível para ele. Estamos a lutar, é um dia de cada vez”, acrescentou o progenitor.
Aluno no primeiro ano da licenciatura de Fisioterapia e Osteopatia, no Porto, Bruno teve de suspender os estudos face à doença.
Os pais pedem, agora, que os interessados em saber se são compatíveis com Bruno, para comparecerem nas recolhas de sangue da Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Vizela, durante o mês de março.
No dia 08 de março, das 09:00 às 12:30, no Centro Paroquial de S. Paio, há a primeira sessão de recolha. A segunda decorre no dia 25, das 15:00 às 19:00, na Escola de Infias. Já a terceira e quarta decorrem nos dias 28 e 29, na Escola Secundária de Vizela, entre as 09:00 e as 12:30.